Ginastas de Trampolim de Contagem trazem 15 medalhas do V Sul Americano, realizado na Bolívia

Ginastas mostram talento e graciosidade representando o Brasil e Contagem

Esporte - 14/12/2018, 17:11:33 - Repórter: - Foto: Divulgação

A equipe de Contagem competiu muito bem no V Campeonato Mundial Sul Americano de Trampolim, realizado em Cochabamba, na Bolívia. Os atletas conquistaram 15 medalhas, sendo 10 de ouro, 3 pratas e 2 bronzes. Eles embarcaram dia 5 de dezembro e retornaram a Contagem na segunda-feira (10), à noite. Nesta semana concluem a agenda do ano do programa que é oferecido no Ginásio do Centro Social Urbano (CSU/Eldorado).

Conforme avaliou a coordenadora e treinadora Cristina Tropia, a equipe sobressaiu pelo elevado índice técnico e, por 10 vezes, ocupou o lugar mais alto no pódio, “mais um motivo de orgulho pela garra de todos que mostraram evolução como atletas dedicados que são”.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), Adriano Faria, as conquistas das medalhas são o resultado de trabalho e esforço pela equipe e atletas com os treinamentos o ano todo. “Este é um programa de sucesso que eleva, orgulhosamente, o nome de Contagem e da Prefeitura que oferece às crianças o acesso a uma modalidade esportiva com alto nível técnico e com equipamentos de ponta. Parabéns à equipe e aos atletas”.

A delegação de Contagem foi formada por 10 atletas e dois técnicos: Cristina Tropia e Rodrigo Bachur. Na escala da viagem em São Paulo passaram a compor a delegação brasileira. O projeto Ginástica de Trampolim é promovido pela Prefeitura de Contagem e tem o patrocínio da empresa Arcelor Mittal e Belgo Beckaets Arames, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Destaque na categoria 9 e 10 anos

Entre os destaques neste campeonato estão Gabriela Rodrigues, 9 anos, e Victor Leal, 10 anos, campeões Sul Americano de trampolim individual e duplo-mini-trampolim na categoria 9/10 anos. Gabriela ainda conquistou mais um ouro ao lado de Maria Luiza Marcante no trampolim sincronizado. Maria Luiza também conquistou a prata no trampolim individual, categoria 11/12 anos.

Para Gabriela, que retornou com 3 medalhas de ouro, a participação no Sul Americano foi uma experiência marcante. Esta foi a primeira vez que saiu do país. Com as três de ouro ela completa 36 medalhas conquistada neste e em diversos outros campeonatos nacionais. Disse que a performance para o ouro, na modalidade do sincronizado, foi também graças ao talento de Maria Luiza.

 “Achei fantástica a viagem. Fiquei com receio quando o avião pousava, mas o restante e até o clima mais seco de lá, não me preocuparam. Conhecemos o centro de Cochabamba e deu para passear um pouco”, disse ela, que estuda na Escola Municipal Maria Olinta. Sua mãe, Elaine, que sempre acompanha a filha aos treinos, disse que as medalhas neste campeonato da Bolívia são “motivo de mais orgulho” pela filha.

Já Vitor Leal, que concluiu o 5º ano do Instituto Novos Tempos, disse que ir para o Sul Americano, na Bolívia foi uma conquista e coisa nova em sua vida. “Treinamos lá por dois dias. Tudo foi perfeito”, disse ele que está no projeto desde os 6 anos de idade na fase dos saltos duplos da modalidade individual.

Vinícius Celestino conquistou o ouro no trampolim individual na categoria 15/16 anos e, também, no trampolim sincronizado com João Fonseca. Este foi prata na disputa por países no júnior masculino.

Luara Rezende (junior) e Lorrane Sampaio (senior) conquistaram 2 ouros, no sincronizado e no individual, representando a seleção brasileira. Camila Batista conquistou medalha de ouro no 17+ aparelho duplo-mini trampolim.

Maria Eduarda Damasceno e Julia Rocha ficaram com a medalha de bronze no sincronizado 13/14 anos, e ficaram com o quarto e quinto lugar na categoria individual. Maria Eduarda conquistou também o bronze no duplo-mini.

Esporte - 14/12/2018, 17:11:33 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Ginastas de Contagem Brilham no Sul-Americano

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação