Mesa diretora do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se reúne com o prefeito

Foram apresentados os avanços nesses dois anos de gestão e a mesa diretora do conselho entregou ao prefeito uma pauta para a melhoria da questão de acessibilidade e garantia de direitos

Direitos Humanos - 12/12/2018, 15:10:26 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

O prefeito Alex de Freitas recebeu em seu gabinete na tarde dessa terça-feira (11), a mesa diretora do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Contagem para tratar assuntos como a acessibilidade e também a efetivação de garantia de direitos da pessoa com deficiência. Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o chefe de gabinete do prefeito, Paulo César, o presidente do Conselho, Maurício Peçanha, o vice-presidente do Conselho, Célio Soares, o técnico do Conselho, Antônio Augusto, o articulador da Casa dos Conselhos, Marcos Wellerson, e a coordenadora da Escola Antônio Carlos Lemos, Sebastiana Rangel.

Após apresentar os avanços nesses dois anos de gestão, a mesa diretora do conselho entregou ao prefeito uma pauta para a melhoria da questão de acessibilidade e garantia de direitos. Uma das propostas foi a alteração na lei municipal passando de 5% para 10% na reserva de vagas para concursos públicos. “Esse é um ponto que não há nem necessidade de discutirmos para mantermos os 5%. É uma boa demanda e vamos tomar as providencias cabíveis para que isso aconteça e fazer a alteração para 10%. Por parte do poder executivo, não haverá nenhum empecilho para esta mudança”, disse Alex de Freitas.

De acordo com Marcelo Lino, é importante celebrar cada vitória e conquista. “Avançamos em muitas pautas durante esses dois anos. É sempre bom lembrarmos onde estávamos para não ficarmos achando que nada mudou. Sempre falo isso na secretaria, que se não tivermos uma pausa para refletirmos e falarmos das nossas conquistas, não conseguimos a motivação para continuarmos caminhando. E o conselho da pessoa com deficiência, posso dizer com firmeza que tivemos muitas conquistas”, alegou.

Para o presidente do Conselho, a acessibilidade tem que ser em um desenho universal, pois quando falamos em inclusão, é respeitar as diferenças. “Todos nós somos diferentes e todos nós podemos estar em todos os lugares, e eu quero estar em todos os lugares desde que me dê acesso para estar lá. Temos que pensar nessa questão, pois é muito importante para nós que temos deficiência”, disse.

Direitos Humanos - 12/12/2018, 15:10:26 - Repórter: - Foto: Cássio Matias
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira