Em confraternização, prefeito celebra avanços do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas

Alex de Freitas reafirmou na Casa Santa Terezinha o compromisso de implementar em Contagem novas ações preventivas em 2019

Gabinete do Prefeito - 12/12/2018, 18:01:51 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

Alex de Freitas comemorou com os integrantes do Comadc os avanços nas políticas de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas

O prefeito Alex de Freitas foi recebido nesta quarta-feira (12) pelos integrantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (Comadc) para uma confraternização. A reunião ocorreu na Casa Santa Terezinha, obra social da Paróquia São Gonçalo, que acolhe moradores em situação de rua. O encontro foi oportuno para celebrar os avanços na atuação do Comadc, que foi empossado em março deste ano, e reafirmar o compromisso das ações previstas para 2019.

Para o prefeito, esse é o momento de agradecer e celebrar os avanços, pois os últimos dois anos foram conturbados para a economia e a política do país, portanto, os avanços devem ser reconhecidos e o desafio é levá-los ao conhecimento da população. “Fizemos uma mudança radical nesse assunto da prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas no âmbito municipal. E no ano próximo ano quero estar aqui novamente para colher os frutos. Sigo esperançoso e confiante de que em 2019 teremos mais motivos para comemorar”, disse.

Segundo a presidente do Comadc, Soraya Romina, o Conselho é um dos mais atuantes, críticos e propositivos da cidade. “Nós temos uma representação forte da sociedade civil e do governo. O momento hoje é de celebrar as conquistas, mas também reforçar o nosso compromisso para trabalhar ainda mais em 2019. A vinda do prefeito para celebrar conosco esse momento é muito importante. No próximo ano, quereremos de fato estar em cada canto dessa cidade, trabalhar nesta perspectiva da prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas com foco nas nossas crianças, adolescentes e jovens. Vamos transformar essa cidade num território de prevenção às drogas, não tenho dúvida disso”, afirmou.

O padre José Fernando de Mello, conselheiro do Comadc e pároco da igreja São Gonçalo, deu boas-vindas a todos. “Nosso encontro na Casa Santa Terezinha tem um significado especial, pois estamos juntos na simplicidade, onde fazemos esse trabalho de resgate. Esse é o sentido de acolhimento e de amor ao próximo. Agradeço a Deus pelo trabalho de todos frente ao Conselho e se estamos unidos não é a Prefeitura que ganha, mas sim o povo que precisa”, disse.

Plano Intersetorial

A Prefeitura de Contagem vem potencializando as ações no campo da prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas desde o início da gestão do prefeito Alex de Freitas. De forma inovadora, foi instituído o Comitê Permanente Intersetorial sobre Drogas, órgão de coordenação política, cuja tarefa é propor o Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, sob a presidência do próprio prefeito.

Além disso, os trabalhos do Comadc foram retomados na perspectiva de fortalecer a rede de atenção às pessoas que usam e abusam de álcool e outras drogas e seus familiares, envolvendo entidades da sociedade civil e outros parceiros estratégicos. Esse ano já foram realizadas cerca de 60 ações de e prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas em toda a cidade.

Gabinete do Prefeito - 12/12/2018, 18:01:51 - Repórter: - Foto: Cassio Matias
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação