Programa Vida Saudável promove palestra para idosos em parceria com o INSS

A ação foi uma parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP)

Direitos Humanos - 07/12/2018, 16:39:10 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

Durante o mês de novembro, o Programa Vida Saudável, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoveu palestras em seus núcleos para orientar os idosos sobre questões relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação foi uma parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP).

De acordo com Luciana Miranda, coordenadora pedagógica do Programa Vida Saudável, é muito importante esta parceria com o Antônio Cláudio que é funcionário do INSS, pois há muitas dúvidas sobre aposentadoria, pensão, entre outros assuntos. “É um espaço para os idosos tirarem dúvidas de situações que eles ou seus familiares estão passando. E o Antônio fala em uma linguagem muito básica, fácil de entendimento. No ano que vem, vou agendar com ele novamente para irmos em outros núcleos, pois considero este assunto muito importante para nossos beneficiários”, disse.

Durante as palestras, ministradas pelo técnico do seguro social, Antônio Claudio, foi falado sobre a importância das contribuições para o INSS, que resulta ao direito aos benefícios, após o cumprimento da carência, a aposentadoria, auxílio doença, pensão, salário maternidade, entre outros. “Falamos da necessidade de se manter filiado. Deixar de pagar o INSS pode se tornar algo ruim. Se a pessoa parar de pagar, perde a qualidade de segurado, adoece e não terá direito aos benefícios. Orientamos também em relação às modalidades de contribuição como contribuinte individual e facultativo. Enfatizamos muito essas informações com o grupo. A experiência foi fantástica”, disse Antônio Cláudio.

Um dos núcleos que recebeu a palestra foi a Associação Maria de Nazaré – Fonte de Vida, no bairro Carajás. A coordenadora do núcleo disse que a palestra ajudou muito os idosos que participaram: “Muitos idosos não tinham noção dos direitos e também das mudanças no plano de governo. Foi necessária a vinda do Antônio Cláudio para fazer a palestra, que teve uma ótima aceitação dos idosos. As informações foram passadas de forma bem dinâmica e divertida, o que fez a aprendizagem ser feita da melhor forma sobre os direitos do INSS”, disse Sônia Machado.

Manoel Pedro, 71 anos, esteve presente na palestra na Associação Maria de Nazaré: “Achei a palestra muito interessante. Sou aposentado há seis anos e não sabia de muitas informações e sei que muitos ainda não compreendem. E essa palestra foi um caminho que nos levou a ter mais facilidade em resolver os problemas com as informações”, relatou.

A Agente Social, Pilar Loren, do Núcleo Pastoral Jesus Operário, no bairro Petrolândia, também ficou satisfeita com a presença do técnico do seguro social. “A palestra foi excelente e tirou bastante dúvidas dos idosos como, por exemplo, a partir de qual idade aposenta e qual idade aposenta por tempo de trabalho. Eles tinham bastante dúvidas quanto a isso e o Antônio Cláudio explicou cada uma delas”, disse.

Ivan Pereira, 61 anos, foi um dos idosos que esteve presente na palestra no núcleo Pastoral. Para ele, a palestra foi muito boa, já que tirou a dúvida de muitas pessoas. “Participamos e interagimos para tirar todos as dúvidas que tivemos, e todas elas foram esclarecidas”.

Outro núcleo beneficiado com a palestra foi o do Espaço do Saber, no Eldorado. Segundo a coordenadora Daniela Gonçalves, os idosos adoraram o momento de aprendizado e pediram para repetir. “O palestrante tirou muitas dúvidas sobre quem tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, direito aos vários benefícios como o auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, aposentadoria especial por invalidez. O Antônio Claudio também os orientou como fazer e quem procurar em caso de mais alguma dúvida”, disse.

O Programa Vida Saudável tem 13 núcleos em funcionamento em Contagem. O objetivo é que as palestras continuem sendo realizadas no ano que vem, para que todos eles recebam informações do Programa de Educação Previdenciária.

Direitos Humanos - 07/12/2018, 16:39:10 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes