Prefeitura faz desassoreamento do Córrego Tapera na Regional Ressaca

Meio Ambiente - 07/12/2018, 15:19:51 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, está realizando o desassoreamento do Córrego do Tapera, entre os bairros Cândida Ferreira e Cabral, na Regional Ressaca.

As obras visam dar mais qualidade de vida para a comunidade do entorno. Foi também construída uma ponte para que os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Cândida Ferreira possam fazer a travessia com segurança.

Eric Machado, superintendente de Controle Ambiental da Semad, destaca a importância de se fazer essa operação de limpeza. “O Córrego do Tapera é um dos principais córregos que alimenta a Lagoa da Pampulha. Depois de feita essa parte mais pesada, que é o desassoreamento, vamos começar um trabalho de plantio, de criação de um espaço de convivência, fazer uma limpeza no entorno para evitar que, com as chuvas, haja novo carreamento de material para o leito do córrego, evitando que precisemos fazer essa operação de limpeza permanentemente”, explica.

O superintendente de Manutenção da Secretaria de Obras, Leonardo Lopes, um dos responsáveis pela operação, explica o seu papel na parceria. “A Secretaria de Manutenção faz a parte de limpeza, a parte operacional, enquanto a Semad entra com a expertise e as orientações técnicas. É de extrema importância esse trabalho em conjunto, envolvendo as duas secretarias, já que cada uma traz sua experiência e conhecimento, o que não acontecia antes”.

Ismênia Aparecida de Freitas, presidente da Associação Cândida Ferreira e Cabral, diz que a obra é um desejo antigo dos moradores. “Essa ponte aqui é um ganho para a comunidade, pois ela liga o Cândida Ferreira ao Jardim do Lago, além de ser um acesso para as crianças. Estamos muito felizes em ver essa melhoria aqui no bairro e vamos ajudar a fiscalizar para mantermos essa área verde”.

O subsecretário da Semad, José Roberto Garbazza, e o assessor de Articulação Institucional, Normas e Procedimentos, Marcos Botelho, estiveram presentes ao local, para uma vistoria das obras. Garbazza informou que outras intervenções devem ser feitas. “Estamos identificando as espécies arbóreas do local para que possamos, posteriormente, fazer um plantio de mudas para recuperar a mata ciliar. Isso vai ajudar a impedir desmoronamentos e um novo assoreamento do leito do córrego. Também vamos enviar nossas equipes de fiscalização para garantir que não haja movimentações de terra irregulares ou invasões na área de APP. Uma outra etapa a ser realizada é um trabalho de conscientização da comunidade para que os moradores entendam a importância de manter o ambiente limpo, sem fazer descartes de materiais no leito do córrego”, detalhou.

As obras fazem parte do projeto Caminho das Águas que visa desassorear e recuperar o leito dos córregos da cidade, diminuindo alagamentos e garantindo a manutenção do meio ambiente e o fornecimento de água.

Meio Ambiente - 07/12/2018, 15:19:51 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação