Associação de Surdos de Contagem completa 30 anos em grande estilo

Prefeitura segue apoiando dia após dia a missão da entidade

Direitos Humanos - 05/12/2018, 15:59:55 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Não é todo dia que uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade pura e simplesmente prestar auxílio a quem precisa, faz 30 anos. Por isso, a Associação dos Surdos de Contagem (ASC) tem muito o que comemorar!

Fundada em 29 de novembro de 1988, com foco na população surda de Contagem, a ASC reúne conquistas importantes, como a Central de Libras, os cursos e os diversos eventos, inclusive esportivos, que são promovidos regularmente pela entidade. Por meio dessas iniciativas, são disponibilizados intérpretes gratuitamente para acompanhamento da população surda a agências bancárias, consulta médica, delegacia, Fórum, Juizados Especiais, entre outros locais.

A Associação também garante ao surdo maior viabilidade de inclusão no mercado de trabalho, através de parcerias e convênios, como o que é mantido com a Prefeitura de Contagem; mais lazer, com a manutenção dos times de futsal; e mais acessibilidade, com constante luta e reivindicação.

Para comemorar os 30 anos, foi realizado um culto ecumênico, dia 29/11 e um encontro super especial, na sexta, 30/11. E não para por aí. Já estão à venda os convites para a Festa Baile, a se realizar no dia 2 de fevereiro de 2019, sendo que os ingressos do primeiro lote estão sendo vendidos a R$ 100,00, até o dia 10/01/2019, e os do segundo lote a R$ 120,00, até o dia 01/02/2019. A Associação fica na rua Riso do Prado, 198, Jardim Eldorado – Contagem, e o convite está aberto a toda comunidade.

Um encontro especial

“Essa comemoração de 30 anos é uma festa especial. Vocês sabem que o surdo tem uma comunicação própria. E a Associação é um marco em ajudar o surdo nisso. Aqui há uma troca, um chamamento para a luta, amizade, obtenção de informações, fortalecimento da cultura do surdo. Os surdos que ficam escondidos na cidade, em seus lares, que não possuem comunicação com suas famílias, aqui na Associação encontram acolhimento. Porque aqui os surdos se encontram, há uma troca dentro dessa comunidade. Na ASC ainda encontram o aprendizado da língua de sinais, o reconhecimento de si mesmo – ‘do outro igual a mim’, um referencial de vida e uma motivação para cada um. Dentro desses 30 anos, sem dúvida a criação da Central de Libras, em 2015, foi nossa maior conquista”, avalia o presidente da ASC, Deison Andrade.

O coordenador da Central e diretor administrativo da Associação, Dener Oliveira, também fez um balanço muito positivo. “Nosso principal objetivo é incentivar o surdo ao convívio, ao acesso à informação, ao desenvolvimento da língua. Por isso, a Central possui projetos dentro e fora da cidade. Eu conheço a ASC desde pequeno e trabalho aqui há 20 anos, e me lembro que eu não tinha o conhecimento de libras. Foi aqui que aprendi a identidade surda, o conhecimento da língua.

Daqui pra frente espero que consigamos trabalhar ainda mais em cima de novos projetos que deem um basta no preconceito com os surdos. Este é o legado mais desejado por nós”, conclui.

Estiveram presentes ao evento, que reuniu cerca de 300 pessoas, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, e o vereador Arnaldo Oliveira. A Prefeitura de Contagem, que é parceira da ASC, celebra esta data junto aos associados e parabeniza os diretores pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido. Para acompanhar os cursos ou solicitar um dos serviços prestados pela Associação, basta acessar: www.ascontagem.com.br

Direitos Humanos - 05/12/2018, 15:59:55 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Tags:

30 Anos da Associação dos Surdos de Contagem

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação