Educadores de Contagem participam de Fórum Brasileiro de Diretores

O evento apresenta boas práticas educacionais que podem ser desenvolvidas nas escolas

Educação - 27/11/2018, 15:25:15 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

Cerca de 30 gestores das escolas municipais de Contagem participaram Fórum de Diretores da Aliança Brasileira pela Educação, realizado na tarde dessa segunda-feira (26), em Belo Horizonte. O evento, promovida pela Fundação Pitágoras, reuniu diretores de escolas públicas de diversas cidades de Minas Gerais. A proposta do Fórum foi promover a troca de experiências, expor boas práticas aplicadas nas instituições de ensino e consequentemente melhorar a qualidade de ensino. “É um encontro produtivos porque os profissionais se aproximam e podem conhecer de perto as metodologias que vêm dando certo”, destacou a presidente da Fundação Pitágoras, Helena Neiva.

A abertura do evento contou com a apresentação de um programa desenvolvido na cidade de Funilândia, região central de Minas. O Projeto Ciranda, desenvolvido nas três escolas públicas da pequena cidade, propõe um ambiente saudável e organizado. Por meio de ações de educadores e estudantes, o foco é manter os ambientes higienizados, e preservar a organização.

Os diretores de Contagem acompanharam atentos às explicações. Louene de Macedo é diretora na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, que fica no bairro Cidade Industrial. Fez questão de anotar algumas práticas apresentadas e já pensa em aplicá-las na escola. “Independente do local onde a escola está as dificuldades são parecidas. A escola está em constante movimento e sempre é tempo de aprender, evoluir e buscar novos caminhos que vão melhorar o processo”, destacou.

Além das boas práticas, foram abordados conceitos sobre parceria entre escolas e empresas. A secretária de Educação de Contagem, Sueli Baliza, e o subsecretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes, participaram do evento.“A ideia do Fórum que teve início com a Conspiração Mineira pela Educação e hoje está com a Aliança Brasileira pela Educação é inspirar os diretores para que possam verificar situações nas suas escolas e que possam melhorar por meio de projetos que envolvam estudantes e comunidade escolar. A escola não é feita somente pelo seu corpo docente e corpo gestor; é feita também pela comunidade e seus alunos. No momento que cada ator percebe que é importante no projeto, existe uma corrente que faz com que as coisas sejam bem vistas e bem trabalhadas”, destacou Sueli.

Prêmio Charles Lotfi

Durante o Fórum, quatro escolas que executaram boas práticas educacionais foram premiadas. O objetivo do Prêmio é reconhecer as instituições que se destaquem na busca de soluções para os desafios pedagógicos. Na segunda edição, as escolas deveriam apresentar programas que visam resgatar os alunos evadidos e que busquem evitar o abandono escolar.

Vencedores

3º Lugar – E.M. Presidente Getúlio Dornelles Vargas, de Nova Iguaçu – RJ (A escola propõe acompanhar aluno a aluno. Quando o estudante falta de aula, um educador vai até a família para saber o que aconteceu.)

3º Lugar – E.M. Desembargador Souza Lima, de Betim – MG (A escola busca alternativas para oferecer educação em tempo integral. No contraturno os estudantes participam de oficinas de teatro, artesanato, dança, esporte e informática, além de reforço de português e matemática.)

2º Lugar – E.M. Izaltina Mendonça Meireles, de Pará de Minas – MG (A escola foca em promover ambiente agradável para os estudantes, promove palestras para pais e alunos, coloca os estudantes como protagonistas de projetos, desenvolve canais de escuta com planos de ação para criar demandas.)

1º Lugar – E.E. João Rodrigues da Silva, de Prudente de Morais – MG (Criou o projeto Educaciências, que trabalha as habilidades dos estudantes, desenvolve o conhecimento, escrita leitura e oralidade. Os estudantes são estimulados a produzirem notícias em vídeos que vão ser divulgadas em um canal no Youtube.)

Educação - 27/11/2018, 15:25:15 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

Fórum Nacional de Diretores