Outubro Rosa movimenta Contagem

Ao longo da campanha, foram realizados 3.662 exames citopatológicos e 2.218 mamografias foram solicitadas. Mais de 435 trabalhadores envolveram-se para esta grande ação que mobilizou a rede SUS / Contagem e contou com mais de 50 atividades. Foco foi a prevenção, o diagnóstico e o incentivo ao autocuidado

Notícia Principal - 21/11/2018, 16:03:30 - Repórter: - Foto: Divulgação

Outubro é tempo de relembrar os cuidados em prevenção e promoção da saúde da mulher. Neste período, um movimento internacional chama a atenção para a importância das lutas contra o câncer de mama e para a importância de seu diagnóstico precoce. Trata-se do Outubro Rosa, uma campanha que busca conscientizar as populações planeta afora sobre essa doença, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca/Ministério da Saúde).

Contagem fez parte desta grande campanha mundial e promoveu, durante todo o mês, ações para o Outubro Rosa. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garantiu a ampliação da oferta de consultas e exames ligados à saúde da mulher e preparou uma programação repleta de atividades que incentivam o autocuidado, a prevenção e a promoção da saúde.

As referências técnicas (RT) em Saúde da Mulher da SMS, Silviane Flávia de Souza André e Viviane Gade, coordenaram uma série de ações para o mês, que incluíram ações de motivação para o cuidado da saúde feminina, atividades de grupo de educação para a saúde, exames clínicos das mamas quando houve queixas específicas, acesso a mamografia de rastreamento conforme orientação do Inca (mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos), coletas citológicas e orientações e atividades para estimular hábitos saudáveis.

De acordo com Silviane, todos os oito distritos sanitário da cidade participaram: Eldorado, Ressaca, Petrolândia, Industrial, Vargem das Flores, Riacho, Nacional e Sede. “Nas ações educativas, o profissional de saúde focou medidas de prevenção e promoção, incentivando a mulher a adotar hábitos saudáveis de vida, ou seja, estimulando os fatores de proteção. Quando necessário, também foram feitos exames”, disse a RT. Já Viviane Gade reforçou que independentemente das rotinas atribuladas das mulheres, é preciso separar um tempo para o autocuidado: “Pesquisas revelam que a descoberta precoce do câncer de mama aumentam muito as chances de tratamento e cura”.

Ao longo da campanha, foram realizados 3.662 citopatológicos, bem como 2.218 solicitações de mamografias. Mais de 435 trabalhadores envolveram-se para esta grande ação, que mobilizou a rede SUS / Contagem e contou com uma programação de mais de 50 atividades.

Mamografia e preventivo citológico

Normalmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já garante a oferta de exames de mamografia de rastreamento a mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, mesmo que não apresentem sintomas. Para as demais faixas etárias, o exame também poderá ser solicitado, mediante avaliação médica (nesses casos, já não será exame de rastreamento, e sim de diagnóstico). Em todas essas circunstâncias, para acessar o exame, a mulher deve primeiro passar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser avaliada.

A novidade foi que, no mês de outubro, as mulheres que passaram pela UBS e tiveram indicação para a realização do exame puderam escolher uma data para a execução da mamografia. O fluxo seguiu sendo o mesmo já praticado durante todo o ano, mas, no Outubro Rosa, após a liberação da realização do exame pela SMS, a própria usuária pôde ligar e marcar a data do exame diretamente com o prestador em um prazo de 15 dias. Já em relação ao papanicolau, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a SMS ofertou exames de prevenção para todas as mulheres na faixa de 25 a 64 anos, mesmo sem sintomas e que já iniciaram a vida sexual.

Relembre o que aconteceu

A abertura do Outubro Rosa de 2018 aconteceu com a IIIª Corrida e Caminhada Outubro Rosa de Contagem (30/9), que contou com a presença de cerca de mil pessoas. Ao longo do mês, dezenas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Farmácias Distritais e o Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz realizaram ações no contexto da campanha. Também aconteceram atividades em praças e no Parque Ecológico.

Veja um pouco do que rolou na programação: aulões de ginástica laboral, lian gong, caminhadas e Movimenta Contagem, rodas de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), de vulvovaginites e vaginoses, sobre planejamento familiar, alimentação saudável, aleitamento materno, saúde mental e menopausa, higiene bucal e prevenção câncer de boca, nutrição e saúde, agenda cheia para pré-natal e, ainda, direitos da mulher, medição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos de HIV e Sífilis, orientações sobre auriculoterapia e acupuntura, tendas de corte de cabelo e de oficina de beleza, estandes de distribuição de mudas de plantas e de zoonoses, cafés da manhã, chá com biscoitos, lanche comunitário, carrinho de pipoca e algodão doce, sorteio de brindes, show de música e blitz rosa, com entrega de material educativo e distribuição de laços rosas.

Acompanhe na tabela abaixo a realização de citopatológicos e a solicitação de mamografias do Outubro Rosa 2018

Distrito
Citopatológicos realizados
Mamografias solicitadas
Equipes de saúde envolvidas (cada equipe tem, no mínimo, três pessoas, sendo um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem)
Vargem das Flores
408
181
24
Riacho
247
172
12
Eldorado
618
524
20
Industrial
433
284
20
Nacional
623
329
18
Sede
479
308
16
Petrolândia
135
116
11
Ressaca
719
304
24
Total
3.662
2.218
435 trabalhadores
Fonte:Saúde da Mulher/SAS/Secretaria Municipal de Saúde
 

Notícia Principal - 21/11/2018, 16:03:30 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação