Acreanos visitam Sala Mineira do Empreendedor de Contagem

Sala desburocratiza e agiliza licenças para empresários

Desenvolvimento Econômico - 21/11/2018, 11:50:27 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Com o objetivo de conhecer o princípio da integração com empresários que queiram se expandir ou se estabelecer no município, representantes do Sebrae do Acre estiveram na Sala Mineira do Empreendedor de Contagem (SMEC), nesta segunda-feira (19).

A Sala Mineira foi criada no primeiro semestre e busca a desburocratização e agilidade na expedição de alvarás e licenciamentos diversos, seja na abertura, alteração e baixa; por isto, foi criada em parceria com o Sebrae e Junta Comercial de Minas Gerais.

Os acreanos visitantes são: o gerente da Unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae do Acre, Nilson Cosson, e a analista técnica da Unidade Sebrae acreana, Miriam Paiva.

Segundo Nilton Cosson, a visita também teve o intuito de ver como são sanados os entraves e quais os ganhos que a Sala de Contagem oferece na abertura de empresas. “O conceito das salas é o mesmo, com a Prefeitura cedendo espaço e pessoal. No Acre também temos os mesmos parâmetros da Rede Simples. Viemos buscar subsídios para as nossas salas, pois a de Contagem está bem avançada e integrada”, opinou Cosson. Por meio da Sala de Contagem, a abertura de uma empresa pode ocorrer em cinco dias apenas.

A visita à Sala de Contagem foi sugerida pelo analista da Unidade da Unidade de Desenvolvimento de Territórios do Sebrae MG, Cássio Duarte. “Sugerimos a visita aqui, por causa do protagonismo desta sala, que vem desenvolvendo plenamente o objetivo da integração, sendo referência entre empreendedores e poder público, além de executar capacitações diversas para os empreendedores”, justificou ele, ao comentar que cada município vai recheando a sua sala conforme a sua vocação”.

Referência para contadores

Gabriel Tavares, que é gerente de Integração da Junta Comercial de MG, disse que 120 municípios criaram a Sala Mineira, e que os processos de expedição de alvarás foram digitalizados, podendo ser feitos sem o empresário sair do seu município, através destas salas.

 “As salas foram um marco para o serviço Minas Fácil e a efetivação da Rede Sim”, definiu ele, afirmando que as salas em MG estão sendo uma referência para os contadores no que se refere às obrigações das empresas.

Os visitantes acreanos foram recebidos pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Nilton Silva, e pela superintendente de Apoio ao Empreendedor e de Pequenos Negócios, Cristina Romero. Segundo Cristina Romero, a Sala em Contagem foi inaugurada em março deste ano e já está tendo um retorno positivo, pois já oferece consultoria, a capacitação e palestras, workshops, cursos, etc, mantendo parceria também com universidades, Acic e CDL.

 “Estamos realizando um trabalho de respaldo com o Micro Empreendedor Individual (Mei)” – informou ela, ao acrescentar que o grupo de empresários (G7) de Contagem tem ajudado a consolidar a proposta da Sala.

Já o secretário adjunto, Nilton Silva, disse que o estímulo ao desenvolvimento econômico por meio de novidades como a Sala e a celeridade para o registro das empresas tem tido o respaldo do prefeito Alex de Freitas, “pessoa de visão empreendedora que já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem”.

 Acre em números

O estado do Acre conta com 22 municípios e 152.581 km2.
Representa um terço do território de Minas Gerais em área territorial.
População: 869.265 mil habitantes.
Economia:  extração vegetal (castanha, borracha) pesca e agricultura. Grande produção de açaí.

Desenvolvimento Econômico - 21/11/2018, 11:50:27 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Visita Sebrae do Acre à sala Mineira do Empreendedor

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação