Prefeitura assina convênio com a Globo Minas do programa Uma Vida uma Árvore

O programa “Uma Vida Uma Árvore” prevê o plantio de uma muda de árvore para cada pessoa nascida nas cidades participantes

Meio Ambiente - 14/11/2018, 14:50:12 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Foto: Ricardo Lima

A Prefeitura de Contagem assinou nesta terça-feira (13), na sede da Globo Minas, o convênio do programa “Uma Vida Uma Árvore”. O vice-prefeito William Barreiro juntou-se aos prefeitos Vittorio Medioli, de Betim; Avimar de Melo Barcelos, de Brumadinho; Junynho Martins, de Ribeirão das Neves na cerimônia de assinatura do programa.

O programa “Uma Vida Uma Árvore” prevê o plantio de uma muda de árvore para cada pessoa nascida nas cidades participantes.

Assinando o convênio em nome de Contagem, o vice-prefeito William Barreiro elogiou a iniciativa e afirmou que a cidade já sai na frente. “Esse programa vem somar com o nosso Cidade Verde, já em andamento. Dou os parabéns à Globo por incentivar o plantio de árvores. É de suma importância para a recuperação ambiental das cidades, para que possamos proporcionar uma qualidade de vida maior aos nossos cidadãos”, afirma.

Presente ao evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Wagner Donato, considera que o projeto incentiva a prática da preservação do meio ambiente. “É com muita alegria que estamos retomando esse projeto. Quando ele foi implantado pela primeira vez em Contagem, eu era o coordenador da equipe de educação ambiental. Agora, estando à frente da Semad, retomamos esse programa que associa uma árvore a uma criança. Para nós, que temos a meta de plantar cem mil árvores na cidade, é mais um incentivo”, explica.

A pequena Débora Coutinho de Souza foi registrada na edição passada do programa assim que nasceu. Hoje, já com cinco anos, ela participou do evento representando todas as crianças que tem uma árvore plantada em seu nome em Contagem. “A árvore dela está no centro da cidade e, de vez em quando, vamos lá para cuidar um pouco dela. É uma iniciativa muito importante para ensinar as crianças a importância de cuidar do meio ambiente”, conta sua mãe, a contagense Natália Aparecida Coutinho de Souza.

O programa

Criado em 2008, por iniciativa da emissora, o “Uma Vida Uma Árvore” incentiva o plantio de árvores nas cidades a partir do envolvimento popular. Os pais cadastram seus filhos recém-nascidos no programa, e cada criança recebe uma muda plantada em seu nome. O plantio ocorre em parques ou praças das cidades.

Marcelo Ligere, diretor regional da Rede Globo Minas enfatiza que o objetivo é o crescimento do programa. “Nosso sonho é que todas as cidades que compõem o sinal da Globo Minas participem do “Uma Vida Uma Árvore”. É um sonho que a gente só pode colocar em prática com os apoios das cidades. A Prefeitura de Contagem é uma grande parceira na transformação desse sonho em realidade. Aliás, não temos problema algum se outras iniciativas copiarem ou replicarem isso, já que é um programa, uma iniciativa do bem, e esperamos que isso inspire outras pessoas, entidades, empresas e governos”, incentiva.

O projeto funciona a partir de um registro. Posteriormente, quando a criança cresce, ela se interessa em conhecer a sua árvore. A metodologia do projeto transforma, portanto, as próprias crianças em cuidadoras do meio ambiente. Milhares de mudas já foram plantadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Mariana, Ouro Preto e Sabará.

Meio Ambiente - 14/11/2018, 14:50:12 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Assinatura do projeto “Uma vida, Uma árvore” – Rede Globo

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira