Centro Materno Infantil comemora o mês da prematuridade

Mães e profissionais da maternidade participaram de uma roda de conversa para partilhar experiências

Saúde - 14/11/2018, 16:21:13 - Repórter: - Foto: Elvira Angel

O mês de novembro é o escolhido para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17. Nessa quarta-feira (14), o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus promoveu no auditório da maternidade, uma roda de conversa com mães que tiveram filhos prematuros, mães de prematuros que estão internados na maternidade e profissionais que trabalham no Centro Materno Infantil.

O objetivo dessa roda de conversa é partilhar a vivência de mães que têm filho prematuro (parto com até 37 semanas de gestação).

Durante o bate-papo, os participantes contaram suas experiências por meio de depoimentos e também assistiram a palestras com tema “A importância dos cuidados multiprofissionais com prematuros pós alta hospitalar”, ministrada pela Terapeuta Ocupacional, Handula Janine. A Fonoaudióloga, Mônica Almeida, palestrou sobre o “Sucesso no aleitamento materno com bebês prematuros: um caminho possível”.

Lidiane Soares Souza, 30 anos, teve seu primeiro filho nascido prematuramente, e participou da roda de conversa contando como está sendo a experiência em ser mãe de um bebê prematuro. “Meu filho nasceu com 23 semanas, pesando 500 gramas. Tive que esperar um mês para poder pegar ele no colo, porque durante esse período ele ficou na incubadora recebendo os devidos cuidados. Foi uma luta diária, ele ficou seis meses internado desde que nasceu, mas nunca deixei de acreditar e sempre tive a certeza que meu filho iria sobreviver. Yuri completou 1 ano e 4 meses de vida e está saudável, agradeço a Deus e também a equipe médica que cuidou dele na Maternidade de Contagem”, destacou.

No ano de 2017, o Centro Materno Infantil teve 207 nascimentos de crianças com até 37 semanas de gestação. No ano de 2018, o número já passa de 180 nascimento prematuros. O crescimento na quantidade desses partos é devido ao aumento de leitos na maternidade.

Saúde - 14/11/2018, 16:21:13 - Repórter: - Foto: Elvira Angel
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação