Contagem realiza I Encontro Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Socioprodutiva

Meio Ambiente - 07/11/2018, 16:14:58 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

O Centro de Referência de Coleta Seletiva Reciclar Perobas, localizado dentro da área do aterro sanitário, recebeu, nesta terça-feira (6), o I Encontro Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Socioprodutiva. O evento foi organizado pela Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac) e a Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata), em parceria com o Instituto de Referência em Resíduos (IRR).

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). José Roberto Garbazza, subsecretário de meio ambiente, salienta que a coleta seletiva representa um aumento da vida útil do aterro sanitário. “É significativo que esse evento seja realizado aqui, dentro do aterro, para que possamos nos conscientizar que ele tem um tempo de vida útil limitado. Para além disso, a coleta seletiva dá dignidade para as pessoas, na medida em que oferece uma atividade produtiva para eles”, completa.

Gestor do Programa de Coleta Seletiva e superintendente de Resíduos Sólidos da Semad, João Batista, explica que o evento é uma maneira de apresentar para a sociedade, o trabalho dos catadores. “As associações vão apresentar o resultado desse projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Semad, buscando a inclusão socioprodutiva por meio da coleta seletiva, gerando trabalho e renda para os catadores”, conta.

Atualmente, o Programa de Coleta Seletiva porta-a-porta atinge 90 km de vias em dez bairros, o que significa cerca de 50 mil habitantes já atendidos. A Prefeitura de Contagem tem como objetivo levar a coleta seletiva para todos os bairros.

Isabel Souza, coordenadora geral da Asmac e uma das organizadoras do encontro, diz que o evento serve como uma prestação de contas do trabalho dos catadores para a sociedade e empresas parceiras. “Vamos mostrar o que o programa de coleta seletiva representa na nossa vida. Hoje, depois de muita batalha, temos uma renda, que muitas vezes é a única de uma família inteira, e conquistamos o sentido de orgulho do nosso trabalho”, exalta.

Com todos os lugares disponíveis tomados, o encontro teve a presença maciça dos catadores, da sociedade civil, de empresas que apoiam o projeto na forma de doação de material que antes ia para o lixo e de vários representantes do governo. Estiveram presentes autoridades como o representante da pastoral de rua de Contagem Padre Ferreira, o presidente do IRR Davi Carlos Carvalho, a secretária de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro, a secretária e a subsecretária de Educação Sueli Baliza e Dagmá Brandão respectivamente, o subsecretário de Esportes, Carlos Rogério Menezes, além de administradores de diversas regionais.

Representando a Prefeitura de Contagem, o vice-prefeito William Barreiro exaltou a importância do serviço de coleta seletiva. “Agradeço a Deus pelo privilégio de participar desse evento hoje, pois é a demonstração de que podemos proporcionar uma vida melhor e com dignidade para nossos cidadãos. O povo de contagem agradece a vocês, catadores, pelo trabalho que realizam. É nosso dever e obrigação, enquanto governantes, aumentar a parceria com os catadores e estender esse serviço tão importante a toda a cidade”, completa.

Depois de um farto café da manhã, o evento foi aberto com a apresentação do Trio Amadeus, que apresentou um repertório de música clássica. Após as falas das autoridades e das apresentações dos resultados das atividades de coleta seletiva na cidade, foram oferecidas palestras sobre empreendedorismo e oficinas de reciclagem e artesanato sustentável.

Meio Ambiente - 07/11/2018, 16:14:58 - Repórter: - Foto: Cássio Matias
Tags:

Encontro com catadores de recicláveis

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação