Assistentes do Programa Mais Alfabetização passam por formação

Encontro foi uma forma de capacitar ainda mais os educadores que atuam na alfabetização de crianças

Educação - 07/11/2018, 16:41:16 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

Os assistentes do Programa Mais Alfabetização, que atuam nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Contagem, passaram por uma formação continuada. O foco é possibilitar a discussão e análise dos resultados dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes em sala de aula.

Durante todo o dia, cerca de 120 profissionais discutiram sobre organização as metodologias do programa, as atribuições do cargo e os métodos pedagógicos aplicados para auxiliar os estudantes no aprendizado.

O Programa Mais Alfabetização é realizado em 55 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Os assistentes de alfabetização têm papel de auxiliar o trabalho do professor em sala de aula. Eles orientam os estudantes que apresentam dificuldades em relação à leitura, escrita e matemática. “O programa tem o objetivo da consolidação da alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental. A partir da avaliação da determinada dificuldade, o professor direciona o assistente para trabalhar as atividades que não foram consolidadas na alfabetização”, destacou a coordenadora do Programa Mais Educação em Contagem, Tatiane Maria Braga.

Os assistentes de alfabetização podem utilizar jogos, brincadeiras e instrumentos lúdicos para despertarem nas crianças a lógica de funcionamento da escrita e leitura.

Educação - 07/11/2018, 16:41:16 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu