Pratica Contagem integra a agenda do Novembro Azul

Mulheres da ginástica apoiam a campanha voltada para os homens

Esporte - 05/11/2018, 09:57:33 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

O público feminino e professores que participam do Programa Pratica Contagem levaram alegria e movimento ao Ginásio Califórnia na manhã da última quinta-feira, 1º de novembro. Perto de 40 mulheres chegaram no local às 7 h para iniciar as atividades que integram as comemorações do Novembro Azul, uma campanha da Prefeitura e de diversos setores que alerta o público masculino sobre a necessidade das medidas preventivas do câncer de próstata.

Iniciado em agosto deste ano, o Pratica Contagem é um programa realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (Secej) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

De acordo com a coordenadora do programa, Kátia Prandini, o objetivo é popularizar a prática do Circuito Funcional, uma modalidade de atividade física bastante atrativa e de custo bem elevado nas instituições particulares e que proporciona vários ganhos no âmbito da saúde física, mental e emocional de seus praticantes. As atividades do programa presente em 35 núcleos são realizadas em todas as oito regionais no horário das 6 h às 10 h.

“Extensão da minha casa”

Aurora Dalva S. Porto, disse que os problemas que têm nos joelhos reduziram bastante nos últimos meses em que participa do Pratica, no bairro Santa Cruz. “Este programa é a extensão da minha casa. Os professores são nota 10. A prefeitura está de parabéns com este programa que não pode acabar.”, disse ela que tem 80 anos.

Outra praticante do programa é Eliene Alves de Castro, de 45 anos que faz as atividades no bairro Eldorado. Para ela, esta é uma das melhores realizações da Prefeitura, pois “melhora significativamente a saúde física e emocional  Ela é terapeuta ocupacional e acupunturista e disse que pratica o programa quatro vezes por semana em dois bairros levando amigas do bairro. “Tenho amiga senhorinha que disse ter dispensado remédios para dormir após as atividades deste programa”, disse ela que atua na entidade social Associação Renascer.

Ao participar das atividades do dia 1º de novembro,o subsecretário de Esporte da Secej, Carlos Rojelo, destacou que este vai muito mais além de exercícios físicos. “O Programa Pratica Contagem vai muito além de simplesmente fazer exercícios físicos,  nossos professores têm uma visão mais aguçada para com a população de nossa cidade, com essa visão trabalhamos sim o físico, porém não esquecendo do emocional, procurando proporcionar a toda a população contagense uma qualidade de vida cada vez melhor.” , definiu ele, elogiando a qualidade da supervisão da coordenadora Kátia Prandini.

Na opinião de um dos professores do programa, o educador físico Willian de Moraes, o Pratica Contagem em pouco tempo já é considerado um “salva vidas” pelos participantes que deixaram a vida sedentária de lado. “Estamos dedicando o programa este mês a alertar os homens da importância de atividades físicas para prevenir doenças e no tratamento dos males cardio vasculares”, disse ele, ao acrescentar o benefício da socialização. Disse que as alunas também “salvam” os professores com um abraço e uma palavra amiga, pois estão sempre alegres e otimistas.

Esporte - 05/11/2018, 09:57:33 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

Projeto Pratica Contagem conscientiza sobre Novembro Azul

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação