Tudoaver de novembro expõe “Seres” de Tâmara Sardinha

Exposição estará no Centro Cultural no período de 1 a 31 de novembro

Cultura - 31/10/2018, 16:32:23 - Repórter:

O Projeto Tudoaver realiza exposições de arte mensalmente em Contagem. Se constitui como uma ação contínua promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), com o apoio do Big Shopping. As mostras geralmente são realizadas em galerias convencionais e outros espaços de grande circulação de pessoas na cidade.

Neste mês de novembro o Tudoaver traz a exposição “Seres” de Tâmara Sardinha, na Galeria do Centro Cultural, no período de 1 a 30 de novembro. Traz também a continuação da exposição Cinema na Tela, dos estudantes da E. M. Isabel Nascimento de Mattos, que permanece desde outubro no Mercado Central de Contagem, no período de 1 a 30 de novembro.

 “Seres”

A exposição Seres, de Tâmara Sardinha, reúne 15 pinturas em acrílica sobre tecido, agregando costura e colagens em mdf, além de objetos/pintura sobre tecido, obras recentes da artista.

 Todo artista se inspira em algum tema. Tâmara descobriu aos seis anos de idade que era atraída pelos seres. Alguns de seus primeiros traços, garimpados da casa da avó, revelam desenhos de galinhas e calangos, uma anunciação do que iria acompanhar sua trajetória na arte. Animais, plantas e outros seres reais ou imaginários, povoam as produções da artista.

Os espaços delimitados, onde ela cuidadosamente abriga seus desenhos, lembram álbuns de figurinhas, onde em nossas infâncias colecionávamos imagens para completar as lacunas destes livros ilustrados. De certa forma Tâmara cria seus próprios álbuns, representando em cada nicho de suas obras estes personagens fascinantes, que nos despertam a curiosidade e o desejo de saber mais.

Quem são eles? De onde eles vêm? Pertencem ao mundo real ou imaginário? A resposta pode não ser fácil, mas é fácil se encantar e ficar horas admirando este mundo tão exuberante de cores, sinais e simbologias múltiplas, o curioso universo de Tâmara Sardinha.

A artista auto define seu trabalho desta maneira: “Pintura é uma combinação de desenho e cores sobre uma superfície. Tela é um tecido tensionado sobre um chassi de madeira, no qual se faz a pintura. Se tirarmos o chassi, continuaremos a ter uma, pintura. Logo, a pintura está no tecido. E se em vez de pintar uma tela convencional, eu pintasse pequenas áreas, individualmente, no mesmo tecido usado para telas e depois montasse (colando), um mosaico com essas miniaturas de telas? Seria uma pintura? Sim. Seria uma colagem? Sim e não, porque eu estou colando meu próprio trabalho e não de outra autoria. Então, desconstruindo essa ideia tradicional de pintura sobre tela, a produção artística contemporânea acolhe e agrega inúmeras técnicas e possibilidades. Neste território, sigo meu trabalho”.

A artista Tâmara Sardinha nasceu em 1956 em Carolina, pequena cidade ao sul do Maranhão. Aos oito anos de idade mudou-se com a família para Belo Horizonte, Minas Gerais. Já na adolescência, começou a envolver-se e apaixonar-se pela arte. Fez curso técnico em desenho publicitário e frequentou alguns anos a Escola de Belas Artes da UFMG, sem, no entanto, ter se formado.

Tâmara trabalhou 15 anos como desenhista gráfica e ilustradora, enquanto fazia vários cursos livres de serigrafia, figurinista, história da arte, decoração e música. Marcou presença em inúmeras exposições coletivas e individuais e participou de 10 Salões de Arte Nacionais, tendo conquistado 3 prêmios na categoria Desenho. Sua técnica inicial, nas décadas de 70 e 80, era exclusivamente o desenho em bico de pena, ecoline e nanquim. Mais tarde, passou a experimentar também a pintura, sobre diversos suportes, agregando outros procedimentos e materiais, como costuras, colagens e tecidos.

Serviço:

Exposição “Seres”
Galeria do Centro Cultural de Contagem / de 1 a 30 de Novembro de 2018

ENCONTRO COM A ARTISTA: 8 de novembro, quinta-feira, das 20h às 22h.
Rua dr. Cassiano, 120, Centro, Contagem
Visitação: de segunda a sex, das 9h às 17h

 

 

 

Cultura - 31/10/2018, 16:32:23 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação