Transcon recebe visita de estudantes do ensino médio

Servidores esclareceram dúvidas sobre o transporte coletivo municipal

Notícias - 26/10/2018, 15:09:02 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Transporte coletivo não se resume apenas a linhas de ônibus. Leis, projetos, sinalizações, vias, população, órgãos gerenciadores, empresas e veículos são apenas alguns dos elementos que compõem um sistema eficiente de mobilidade. Conscientes disso, os estudantes da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, Gabriel Lopes Gonçalves e Lídia Rocha dos Reis, visitaram a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) na última terça-feira (23).

Com o objetivo de acrescentar informações a um trabalho escolar, os alunos gravaram vídeo mobile com a assessora da Diretoria de Transportes da Transcon, Débora Luz de Queiroz Ferreira, que respondeu perguntas sobre o sistema de transporte coletivo municipal e suas melhorias, que ocorrerão com a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

A estudante Lídia Rocha contou que a atividade escolar surgiu de um projeto da disciplina de geografia. “Estamos estudando sobre o município de Contagem e um dos temas sorteados pelo professor foi mobilidade urbana e transporte público. Sabemos que a nossa cidade está bem nesse assunto, mas vai melhorar muito com o SIM”, disse.

Este é o segundo ano consecutivo que a Transcon recebe alunos de ensino médio dispostos a conhecer mais sobre o sistema de transporte coletivo municipal. A assessora Débora Luz explicou que a Diretoria de Transportes costuma receber e-mails de estudantes e sempre que possível agenda a visita deles. “O interessante é que no decorrer do nosso bate-papo, os alunos chegam à conclusão de que o órgão gestor não trabalha sozinho, mas em cooperação com a população que também deve zelar pelos bens públicos, neste caso, os abrigos, pontos de embarque e desembarque e os próprios ônibus”, pontuou.

A servidora ressaltou ainda a importância da participação popular na compreensão das atividades desempenhadas pelas secretarias e autarquias da cidade. “Ao entrar em contato, o cidadão percebe que as pessoas que pensam nas execuções de obras, confecções de itinerários, quadro de horário e linhas, levam em consideração nos estudos técnicos, fatores sociais, econômicos e históricos da região e baseadas nisso, procuram encontrar as melhores soluções para o sistema de transporte municipal”, finalizou.

SIM
O Sistema de Transporte Integrado de Contagem (SIM) tem como conceito básico o sistema Bus Rapid Transit (BRT), um modelo de transporte coletivo sustentado por sistema tronco-alimentado com integração física entre linhas e estações. O modelo é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público.

O SIM envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque.

Notícias - 26/10/2018, 15:09:02 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira