Cras Eldorado e UBS Eldorado promovem ação para o Outubro Rosa

Saúde - 24/10/2018, 15:44:42 - Repórter: e - Foto: Fábio Silva

Larissa Isabela tem 22 anos, moradora do Eldorado, nunca havia feito uma mamografia. A jovem aproveitou o Outubro Rosa para cuidar da saúde. Ela foi uma das 60 mulheres que participaram de uma palestra voltada para o mês de conscientização do câncer de mama, no CSU Eldorado.

Realizada nessa quarta-feira (24), a ação promovida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Eldorado e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado, teve por objetivo debater o câncer de mama e colo de útero. Segundo Larissa, ações como essa são fundamentais para a saúde. “A palestra foi muito importante para tirar as dúvidas e incentivar as mulheres a fazerem o exame”, destacou a moradora do Eldorado.

A coordenadora do Cras Eldorado, Brunnea Stephannea de Oliveira, também explica a importância de ações como essa, especialmente para o público atendido no equipamento. “Trabalhar este tema, no sentido de promover o protagonismo das mulheres através do acesso às informações e a conscientização quanto a prevenção e o diagnóstico do câncer, é algo fundamental – pois muitas não tem acesso a esta informação”, ressaltou.

O médico da (UBS) Eldorado, Daniel Guilherme, ressalta a importância da mamografia. Ele destaca que a prevenção é fundamental, além disso, a descoberta da doença no início agiliza o tratamento e acelera o processo de cura. “A descoberta da doença no início causa um impacto menor a vida da mulher”, concluiu Daniel.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Saúde - 24/10/2018, 15:44:42 - Repórter: e - Foto: Fábio Silva