Homenagem ao servidor traz Escola de Governo – Capacitar para Inovar

Em café com o servidor, prefeito lançou a escola que será um diferencial em qualificação

Administração - 23/10/2018, 17:54:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Em encontro com servidores públicos municipais realizado na segunda-feira (22), o prefeito Alex de Freitas lançou a Escola de Governo Contagem – Capacitar para Inovar/ Professor Carlos Pinto Coelho Motta. No mesmo dia, foi iniciada uma programação de cursos que vai até a sexta-feira (26), na Semana do Servidor, que ocorre no prédio sede da Prefeitura e em Administrações Regionais.

As atividades precedem o Dia do Servidor, comemorado no próximo domingo, 28 de outubro, data estabelecida pela Lei 2.160 do Estatuto do Servidor Público Municipal.

O programa dos cursos da Semana do Servidor pode ser conhecido AQUI .

Para se inscrever nos cursos atuais e futuros da Escola de Governo o interessado deve acessar o seu e-mail institucional, por onde chegará um e-mail com o link para o eventual cadastro.

Cada programação será enviada antecipadamente, assim como um mapeamento anual para construção do programa da Escola de Governo do ano subsequente. Todo esse trabalho será construído em conjunto com os Pontos Focais de cada Secretaria ou Entidade do Município.

A Escola de Governo terá cursos de variada carga horária a serem ministrados continuamente, podendo ser utilizados para a progressão na carreira do servidor. Um mapeamento ou levantamento será feito anualmente para inserir no calendário os cursos demandados pelas secretarias e órgãos.

Entre os cursos estão os da área de gestão; liderança; transparência, ética e profissionalismo; modernização na área Tributária, Fiscal, Comunicação, Oratória, Jurídico, etc. Entre as entidades ministradoras estão: Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf); Tribunal de Contas (TCMG); Escola da Assembleia Legislativa; Una; além de órgãos da Prefeitura com montagem de processos a serem submetidos à Câmara de Coordenação Orçamentária de Administração Financeira (Ccoaf).

“Investimento necessário”

Uma servidora que iniciou a capacitação nesta semana é Adriana Paula de Brito, que atua no atendimento de pessoas no setor de RH, da Secretaria Municipal de Administração. Ela participou das palestras “Ética no Serviço Público” e “Educação Financeira”. “Achei de bom nível. Os palestrantes conseguiram dar uma boa abrangência aos temas e considero a Escola de Governo um investimento necessário por parte da Prefeitura.” disse ela, que pretende se inscrever em outros cursos mais longos para se aperfeiçoar.

Programa inédito

Num evento descontraído, aberto com música da banda da Guarda Civil de Contagem, e ginástica laboral, Alex de Freitas destacou que a Escola de Governo é um programa inédito. Disse que ele e o vice-prefeito, Willian Barreiro, ganharam a eleição para fazer um diferencial na história frente à Prefeitura, com uma gestão pública que melhore a vida das pessoas e que acompanhe os tempos modernos.

“Estamos tentando sair das dificuldades desde 2017, para administrar da melhor forma possível nesta crise pela qual passam todos os municípios. E gostaríamos de melhorar mais para o servidor, mas no momento, o diferencial será uma capacitação de bom nível para o funcionalismo”, destacou o prefeito, ao parabenizar e agradecer a todos os funcionários.

O vice-prefeito Willian Barreiro também agradeceu e parabenizou os servidores e ressaltou a vontade de acertar da equipe de gestores. “Quero agradecer a Deus e a todos, principalmente àqueles servidores que estão na ponta dos serviços, que lidam diretamente com a população”.

O secretário municipal de Administração, Hugo Vilaça, destacou também o esforço da administração de manter os salários em dia, cumprindo com os serviços sociais básicos para a população. “A Escola de Governo foi retirada do papel”, disse ele, informando que no início de 2017 ela era apenas uma lei que não tinha sido implementada.

“Capacitar para inovar”

A Escola será também um instrumento na busca de maior transparência, competência e facilidades para dar respostas ao cidadão, com novos conceitos que são aplicáveis, novas normas e alterações de processos que decorrem da tecnologia da informação.

“Estamos dando vida à Escola de Governo”, ressaltou a secretária de Planejamento, Marilene Chaves, ao explicar o conceito de modernização que permeia a escola. Segundo ela, o eixo será a governança e o pilar é o servidor, com o seu conhecimento aliado à teoria e à prática.

“Neste mundo novo de constantes mudanças é premente que a modernização passe por ideias novas, novas teorias. Mas o estudo só vai agregar quando se fizer em junção com o conhecimento que detém o funcionário de carreira”, ressaltou Marilene.

A Escola de Governo é um programa financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e será executada num esforço conjunto entre as secretarias municipais de Administração e de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com o Programa Empreender – Capacitar para crescer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecom).

Professor Carlos Pinto Mota

O Professor Carlos Pinto Mota que dá nome à Escola de Governo Contagem é graduado em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da PUC/MG (1967); em Administração de Empresas pela FUMEC/MG (1973); Professor de Direito Administrativo; Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB; Procurador aposentado do IPSEMG; Sócio de Pinto Coelho Motta & Bicalho Advogados Associados (since1997); Autor dos livros; colaborador efetivo de periódicos; palestrante; consultor; membro de relevantes Conselhos e recebeu várias condecorações em sua área de atuação.

Mais informações sobre a Escola e sobre a sua programação podem ser obtidas no setor de Inovação e Modernização do Município da Seplan, pelo telefone: 3352-5134.

Administração - 23/10/2018, 17:54:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos
Tags:

Abertura Semana do Servidor e Escola de Governo Contagem

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação