Mostra “Arte para Elefantes” estará em duas escolas municipais

Maria I. Ribeiro defende os elefantes com pinturas e debates

Cultura - 16/10/2018, 11:44:17 - Repórter:

Exposição, debates e palestras estão sendo levados a estudantes em defesa dos elefantes. A mostra é da artista Maria Inez Ribeiro que chega a partir desta terça-feira (16), até quinta-feira (18), na Escola Municipal Maria de Matos Silveira, na Região Ressaca.

Nos dias 23, 24 e 25 a mostra estará na Escola M. Glória Marques Diniz, na Região Nacional, em Contagem.

A exposição é patrocinada pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultura de Contagem (FMIC), numa promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude (Secej).

Por meio da mostra que traz a temática da importância, vida e morte dos elefantes, a artista induz e difunde a valorização do viver do ser humano em harmonia com outros seres.

São obras que convidam para uma reflexão sobre a flora e a fauna do planeta, que vem sofrendo tantas violências. De acordo com a artista, o projeto visa contribuir com cada obra para a alfabetização visual das crianças e adolescentes.

A artista escolhe as escolas como local da exposição por entender que em ambientes urbanos, estas atuam como agentes de educação do indivíduo e, consequentemente, de transformação da sociedade e que os estudantes possam fazer diferença no futuro na defesa dos animais e da natureza como um todo.

Tamanho e força x vulnerabilidade

A artista nasceu em Ferros, município de Itabira/MG, e desde a sua infância teve a curiosidade e o interesse pela a arte. Mais tarde, frequentou o curso de Artes Visuais da Escola Livre de Artes (Ela).

Ao desenvolver a temática de defesa dos elefantes, a artista se surpreende como o impacto da crueldade e da vulnerabilidade desses seres que, apesar do tamanho e da sua força, estão à beira de serem aniquilados pelo homem. Sensibilizada, ela utiliza sua arte para dar relevância ao debate.

Serviço:

Exposições/debates e palestra
Dias: 16, 17 e 18 de outubro
Local: Escola M. Maria de Matos Silveira
Rua Iguaçaba, 225, Vila Pérola – Região Ressaca
Contagem/MG

Dias: 23, 24 e 25 de outubro
Local: Escola M. Glória Marques Diniz
Rua Goiabão, 50, bairro Bom Jesus – Região Nacional

Cultura - 16/10/2018, 11:44:17 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação