Complexo Hospitalar de Contagem ajuda na formação de profissionais da área da Saúde

O Complexo conta com programas para receber acadêmicos, estagiários e residentes de várias instituições de ensino

Saúde - 11/10/2018, 15:57:16 - Repórter: - Foto: Eugênio Moreira

O Complexo Hospitalar de Contagem, além de prestar atendimento médico de qualidade à população do município e região, desempenha importante papel na formação de novos profissionais da área da Saúde. O Complexo conta com programas para receber acadêmicos, estagiários e residentes de várias instituições de ensino, como Pontifícia Universidade Católica (PUC) Contagem, PUC Betim, Newton Paiva, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Centro Universitário de Caratinga (Unec), Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Faculdade Única e Nova Faculdade, ambas de Contagem.

Os estudantes do primeiro período de Medicina da PUC Contagem, dentro da matéria Práticas na Comunidade 1, fazem uma visita acompanhada para conhecer o funcionamento de todo o Complexo Hospitalar. “Essa visita é importante para os alunos conhecerem o sistema de referência de Contagem. No Posto de Saúde, eles têm contato com a atenção primária. Aqui, na atenção terciária, conhecem para onde as gestantes são encaminhadas, no fluxo do município”, destaca a professora Daniela Carla Medeiros Silva. “Essa visita é para os alunos conhecerem o serviço de referência do Posto de Saúde, para terem uma noção do funcionamento do sistema do SUS. É o primeiro contato deles com a atenção terciária”, acrescenta o professor Eduardo Augusto dos Santos Moreira Silva, que também acompanha os alunos da PUC Contagem.

Os estudantes saem impressionados com a estrutura que encontram no CHC. “Foi surpreendente e maravilhoso. A gente não tem visão de como é o Hospital e a Maternidade. É tudo muito bem estruturado”, comenta a estudante Maria Clara Catone. As visitas até ajudam na carreira profissional, como relata a estudante Lorrayne Dinice: “Fiquei apaixonada com esse lugar. Já estou ansiosa para fazer residência aqui. Ainda não decidi minha especialidade, mas essa visita me puxou para a pediatria”.

Na quarta-feira (10), seis estudantes do último período de Odontologia da Newton Paiva visitaram a Maternidade Municipal onde vão fazer o estágio obrigatório. “Nosso objetivo é trazer a Odontologia para os pacientes da Maternidade e da Pediatria que necessitem”, explica a supervisora de estágio Alcione Lúcia Morais Rimulo. “Vamos fazer uma pesquisa com os bebês nascidos aqui, durante três anos, para acompanhar a dentição deles nesse período.”

Saúde - 11/10/2018, 15:57:16 - Repórter: - Foto: Eugênio Moreira
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação