Complexo Hospitalar amplia capacidade de esterilização de materiais

A nova autoclave é a mais moderna disponível no mercado e vai proporcionar um ganho de produtividade para a Central de Materiais Esterilizados (CME)

Saúde - 11/10/2018, 11:47:58 - Repórter: - Foto: Eugênio Moreira

O Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) ampliou sua capacidade de esterilização de materiais com a instalação da nova autoclave, nesta quarta-feira (10). O novo equipamento, que custou R$ 157,5 mil, é o mais moderno disponível no mercado e vai proporcionar um ganho de produtividade para a Central de Materiais Esterilizados (CME), que atende tanto o Hospital Municipal quanto o Centro Materno Infantil.

A capacidade volumétrica da nova autoclave é de 523 litros, enquanto a anterior era de 270 litros. No momento, o novo equipamento vai trabalhar em conjunto com outro de menor capacidade, mas, posteriormente, também será feita a substituição da segunda autoclave, aumentando a capacidade de esterilização do CME para 1.000 litros de material, incluindo instrumentos metálicos e campos cirúrgicos.

“A nova autoclave é toda programável eletronicamente. Ela conta com uma programação com vários ciclos, com tempo e temperatura distintos, de acordo com a especificação do material a ser esterilizado”, explica o engenheiro clínico do CHC Milton Aparecido de Carvalho, que destaca ainda a vantagem do menor custo de manutenção.

Todas as equipes que trabalham no CME passaram por treinamento para operar a nova autoclave, ministrado por técnico da fabricante Phoenix Luferco.

Saúde - 11/10/2018, 11:47:58 - Repórter: - Foto: Eugênio Moreira
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira