Câncer de mama não é só coisa de mulher

O alerta do aumento nos casos de câncer de mama nos homens deve ser discutido cada vez mais nos consultórios médicos

Saúde - 11/10/2018, 17:02:32 - Repórter:

Em pleno Outubro Rosa, os médicos alertam: os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. O alerta do aumento nos casos de câncer de mama nos homens deve ser discutido cada vez mais nos consultórios médicos.

Em palestra ministrada no auditório do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (CCE), a médica Amália Machado de Oliveira, que é mastologista na unidade, explicou a importância da “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”.

Segundo ela, com o aumento de casos no público masculino, o auto-exame é fundamental na descoberta e prevenção da doença. “Embora seja ainda relativamente em menor escala, já que em cada grupo de cem mulheres, um homem é acometido pela doença, o tumor é descoberto pelo paciente em quase todos os casos”, afirma Amália.

Amália Machado destaca que existem dois tipos de câncer de mama masculino. O primeiro deles é o não invasivo, quando as células cancerígenas estão somente na camada na qual elas se desenvolvem e não se espalham para outras camadas do órgão de origem.

Já, o segundo é o câncer invasivo. Nesse estágio, as células cancerígenas invadem outras camadas do mamilo e ganham a capacidade de se espalharem para outras partes do corpo, causando metástase e oferecendo risco de morte.

Câncer de Mama

Amália  relata fatores de risco que contribuem ainda mais para o surgimento do câncer de mama. Parentes de primeiro grau (pai, mãe e irmãos) que tiveram o tumor abaixo da faixa etária de 50 anos, além daqueles que tiveram câncer de intestino, tem maior risco de desenvolver a doença.

Outro fator de risco, além do histórico familiar, como casos de câncer de mama é o consumo excessivo de álcool e alimentos hipercalóricos, cooperam para o surgimento de nódulos nas mamas masculinas.

A médica disse que o caminho da prevenção é conhecer seu corpo cada vez mais e sinalizar o que verificar de errado ao médico, pois ninguém é capaz de conhecer o seu corpo como você mesmo.

O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo e no Brasil, estando atrás do câncer de pele. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.  Cerca de 1% ocorre em homens.

Repórter Jaiderson Henrique sob supervisão de Lucas Santos

Saúde - 11/10/2018, 17:02:32 - Repórter:
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação