Educação Ambiental ministra palestra para alunos da PUC Barreiro

A palestra foi apresentada pelos educadores ambientais Rodrigo Ribeiro e Ana Cristina Bezerra, que discorreram sobre as atividades da Semad, técnicas de plantio e hortas urbanas

Meio Ambiente - 09/10/2018, 10:58:04 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) ministrou uma palestra para os alunos e extensionistas do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Barreiro. O evento ocorreu nesta segunda-feira (8).

A palestra foi apresentada pelos educadores ambientais Rodrigo Ribeiro e Ana Cristina Bezerra, que discorreram sobre as atividades da Semad, técnicas de plantio e hortas urbanas.

Rodrigo Ribeiro conta que foram chamados a dar essa palestra e contribuir para a realização de um projeto dos alunos. “Viemos dividir nossas experiências e orientar os alunos que têm um projeto de horta urbana que será implantada na Escola Estadual Dom Bosco, no bairro Jardim Industrial. Nós, o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cemauf) e algumas empresas privadas firmamos uma parceria com a universidade para a viabilização desse projeto”, explica.

A coordenadora de extensão do curso de Engenharia Civil e participante do projeto Engenharia Sustentável, Rita David, explica que a experiência faz parte de um projeto de atividades práticas. “Estamos fazendo uma intervenção na comunidade do Parque Arrudas e na escola Dom Bosco. A partir das demandas, e dentro de uma cadeira prática do curso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os alunos foram à comunidade para mostrar na prática, técnicas de coleta seletiva e de compostagem. A partir daí, utilizaremos o que foi gerado pela compostagem para fazer uma horta na escola. Chamamos o pessoal da educação ambiental para que fizessem um workshop de como montar um projeto e como estruturar uma horta urbana”, conta.

Participaram da palestra os alunos extensionistas do projeto Engenharia Sustentável, os alunos da disciplina Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os professores envolvidos e a comunidade da escola Dom Bosco, que logo depois iniciaram uma atividade de brain storming, para trocar ideias e experiências e formatar um esboço de projeto.

A equipe de Educação Ambiental entregou aos alunos algumas mudas de hortaliças doadas pelo Cemauf, entre elas abobrinha, taioba, almeirão, boldo e cenoura. O plantio está previsto para o final de outubro.

Meio Ambiente - 09/10/2018, 10:58:04 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira