Beneficiários do BPC/Loas devem se inscrever no CadÚnico até dezembro

Faça igual a beneficiária Valdete, que procurou a Central do Bolsa Família, na Secretaria de Desenvolvimento Social e garantiu o benefício

Desenvolvimento Social - 05/10/2018, 10:00:09 - Repórter: - Foto: Divulgação

Valdete Alves Pereira, 71, recebeu a carta para se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Apesar das dificuldades para caminhar – provocada pela fibromialgia – que causa dores pelo corpo, ela entrou no ônibus e veio à Central do Bolsa Família para fazer a inscrição e não perder o benefício.

Valdete recebe o Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC/Loas, direito garantido às pessoas com deficiência e aos idosos com 65 anos ou mais, que comprovem não terem condições de se sustentarem ou serem amparados pela família. Este dinheiro é fundamental para ela custear as despesas do dia a dia, em especial para cuidar da saúde e comprar remédios.

A idosa está torcendo para quem ainda não fez o cadastro – fazer. “Torço por eles, porque quando a velhice chega, realmente precisamos de ajuda. Aconselho que eles (beneficiários) prestem bem atenção, procurem saber, para que não percam este benefício que vem em boa hora, na nossa velhice” reforçou.

Obrigatoriedade

Conforme o decreto (nº 8.805) do Governo Federal, publicado em julho de 2016, o cadastramento dos beneficiários e suas famílias no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), passou a ser requisito obrigatório para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atenção

Em Contagem, segundo dados apurados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, há cerca de 13 mil usuários que ainda precisam ser cadastrados no CadÚnico. O prazo é até dezembro de 2018. E caso não seja feito, o benefício será cortado a partir de janeiro 2019.

Confira aqui os endereços dos locais, horários e a documentação necessária para fazer a inscrição.

Desenvolvimento Social - 05/10/2018, 10:00:09 - Repórter: - Foto: Divulgação

Desenvolvedor: Maxwell Pereira