Outubro Rosa: Empresária contagense conta como superou câncer de mama e vira exemplo para mulheres da cidade

Contagem intensifica exames relacionados à doença e pretende zerar fila este mês

Saúde - 03/10/2018, 09:09:11 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

Em 2011, quando tinha 27 anos, a empresária Tatiana Linces percebeu algo diferente durante o banho, ao tocar os seios. Intrigada com o caroço que sentiu, procurou um médico e recebeu a terrível notícia: ela tinha câncer de mama. Foi um choque. Tati conta que, nos primeiros dois dias, ficou trancada no quarto, chorando e sem querer conversar com ninguém. Mas, buscou força dentro de si e nos amigos e familiares e no namorado, para encarar a doença de frente e iniciar o tratamento.

Não foi fácil. Ela passou por várias sessões de quimioterapia, raspou todo o cabelo e, depois de muita luta, conseguiu se curar. Hoje, grávida do primeiro filho, Tati Linces é um exemplo na luta contra o câncer de mama. A contagense é referência no tratamento e no apoio a mulheres que sofrem o mesmo mal. Tanto que no último final de semana, ela foi a cara das atividades que deram início ao Outubro Rosa em nossa cidade, uma palestra e uma corrida.

Na manhã desta quarta-feira (3), Tati Linces contou sua história para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Ela emocionou a todos com sua garra e a força que teve para superar o câncer de mama.

“Eu me surpreendi com o convite e fiquei muito feliz. Afinal de contas, as servidoras da saúde entendem o processo muito mais do que eu. Mas, o fato de ter sido acometida pela doença me permite levar essa experiência. A turma aqui na Secretaria é muito nova. Eu fui acometida com o câncer de mama aos 27 anos, e ninguém espera porque as indicações de mamografia são a partir de 40, 45 anos. Esse alerta é muito importante. Para o público em geral e também para os servidores da saúde”, contou.

Tati gostou do que viu na SMS. Para ela, a Prefeitura de Contagem está no caminho certo no combate ao câncer de mama. Ela acredita que o município tem condições de atender as mulheres que passam pelo mesmo problema que ela passou.

“Acredito que a força tem que ser da população. Todas devem procurar profissionais especializados. A Secretaria de Saúde e de todos os profissionais da saúde estão preparados para atender toda a demanda. A partir desse alerta, aumenta a chance das pessoas buscarem o tratamento junto ao SUS”, comenta.

A empresária contagense, no entanto, faz um alerta importante. Ela diz que, quando mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, maiores são as chances de cura. Por isso, ela reafirma a importância do autoexame e da mulher conhecer o próprio corpo.

“Eu acho que a maior mensagem é nunca desistir. A gente deve conhecer nosso corpo para detectar a doença a tempo. Eu não tinha idade para procurar médico antes. Eu identifiquei a diferença na minha mama e busquei os médicos. Primeiro a gente pensa na morte e pensa: ‘- Por que comigo?’ Mas depois a gente vê tantas mulheres passando por isso e fala: ‘- Por que não comigo?’ Então eu tenho que ser forte para encarar a doença, que tem cura com um diagnóstico precoce. Por isso, a importância dessa prevenção”, afirmou.

Exames reforçados em Contagem

A subsecretária de Assistência em Saúde Kênia Carvalho considerou a participação de Tati Linces e o evento desta quarta-feira de suma importância. Para ela, a saúde da servidora é fundamental para que o bom trabalho da Secretaria seja feito, por isso a preocupação com cada mulher que trabalha na SMS e no Município de Contagem.

“É uma sensibilização com dois focos. Um para o autocuidado, que é importante. A gente precisa que os nossos servidores estejam bem, para executar o trabalho que é necessário. O outro foco é para sensibilizar sobre a importância do trabalho interno, administrativo e de gestão da Secretaria, nas atividades que são executadas na ponta. Cada pessoa que trabalha na Secretaria de Saúde tem que entender que é parte do processo da assistência e tem, em cada atendimento e cada procedimento, um pedacinho do trabalho de cada um”, destacou Kênia.

As notícias para as contagenses são ótimas. A prefeitura está com uma força-tarefa nos exames relacionados ao câncer de mama, como mamografias, ultrassons e biópsias. O objetivo é zerar a fila desses procedimentos na cidade de Contagem.

“Nós temos uma série de exames. A gente gosta de lembrar que todo tempo é tempo de cuidado, mas o outubro rosa chama a gente a lembrar, até mesmo pela cor. A mulher tem que se prevenir. Neste sentido, a Secretaria de Saúde se mobilizou com a rede toda, numa série de ações. São ações nos distritos, nas unidades de saúde, que são palestras, aportes em consultas, consultas especializadas, reuniões coletivas, grupos de discussão, rodas de conversa, além do mais importante, que é o aumento substancial do número de exames, como mamografias, ultrassons, biópsias, e consultas especializadas de mastologia, para que a gente consiga dar acesso às pessoas, tanto as que já aguardam como as que chegam agora para o sistema. Neste momento, pretendemos zerar a fila, com o aporte de recurso que a temos e dar continuidade aos atendimentos”, concluiu a subsecretária.

Saúde - 03/10/2018, 09:09:11 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa
Tags:

Secretaria de Saúde aborda “Outubro Rosa”

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação