Sine Contagem oferece de janeiro a meados de setembro de 2018 quase 20% a mais de vagas de emprego do que todo o ano passado

O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda encaminha por dia 80 candidatos para entrevistas em empresas

Notícias - 20/09/2018, 08:53:23 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Após dois anos desempregado, Wender Soares dos Santos conquistou uma vaga de operador de loja

Mesmo com o país passando por uma grave crise econômica, Contagem se destaca na oferta de empregos. Vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece diariamente 80 vagas em diversas áreas. De janeiro à primeira quinzena de setembro deste ano o Sine registrou 1.207 admissões, 18,9% a mais que em todo o ano de 2017 (1.015 registros). A expectativa é a de que as estatísticas sejam melhores com a aproximação do Natal.

Wender Soares dos Santos, de 23 anos, estava desempregado desde 2016. Após várias entrevistas em empresas ele decidiu se cadastrar no Sine. Wender foi encaminhado para concorrer a uma vaga de operador de loja no Assaí Atacadista. “Não consegui passar em várias entrevistas. Com muita dificuldade para conseguir um serviço, fui ao Sine e me cadastrei. A partir desse momento comecei a acompanhar as vagas pelo Facebook e poucos dias após o cadastro conquistei minha vaga”, comemora.

Desde o início de 2017 houve 651 admissões por intermédio do Sine em empresas recém-chegadas a Contagem, como o Assaí Atacadista, inaugurado no mês passado. “A chegada dessas novas empresas mostra que a Prefeitura está atraindo novos investimentos e fomentando a capitação de novos parceiros. Os investidores estão vendo em Contagem um enorme potencial e trazendo suas empresas para nossa cidade”, ressalta o secretário Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro.

Ele destaca o empenho do governo municipal para atingir as metas de geração de emprego e renda. “Antes de terminar o último trimestre de 2018 conseguimos atingir um objetivo maior do que todo o ano de 2017. É um ponto muito positivo, visto que o mercado de trabalho vem se aquecendo e as pessoas de Contagem conquistando espaço no mercado de trabalho. Vamos continuar focados para que no próximo ano tenhamos um número superior a 2018”, diz.

Cadastro

Para se candidatar a uma vaga de emprego é necessário ir ao Sine Contagem, localizado na avenida José Faria da Rocha, 3.185, Eldorado, levando Carteira de Trabalho, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Identidade. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Após fazer o cadastro o candidato poderá acompanhar diariamente a oferta de vagas por meio do perfil do Sine no Facebook (Sine Contagem) e pelo portal da Prefeitura (contagem.mg.gov.br).

São selecionados cinco candidatos por vaga, de acordo com o perfil do cadastrado. O candidato recebe a carta de encaminhamento para entrar em contato com a empresa e participar do processo de seleção. A decisão de contratar é da empresa, o Sine é apenas o intermediador entre as partes.

O diretor de Emprego do Sine, Filipe Viera, ressalta a importância de o candidato manter os dados atualizados e fazer o acompanhamento das vagas disponíveis. “A procura pelas vagas tem sido intensa, principalmente nos primeiros dias da semana, quando temos um número maior de atendimentos. É importante destacar que as vagas são disponibilizadas durante toda a semana e a captação é diária”.

Notícias - 20/09/2018, 08:53:23 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira