Tudoaver traz pinturas de Nina de Souza-Lima e de Rodrigo Eloi

Exposições de setembro estão nas galerias do Centro Cultural e do Big Shopping

Cultura - 18/09/2018, 10:44:21 - Repórter: - Foto: Divulgação

O Projeto Tudoaver apresenta neste mês de setembro duas exposições de artes plásticas: uma de pinturas de Nina de Souza-Lima, sob o título “Mulheres e Crianças: Presença e Esperança”, aberta no último dia 4, na Galeria do Centro Cultural de Contagem, onde permanece até o dia 27 deste mês. A outra é do artista Rodrigo Eloi com o tema “Universo Intrínseco”, também aberta ao público no dia 4, permanecendo até o dia 30, no Espaço das Artes do Big Shopping.

O projeto Tudoaver realiza exposições de arte mensalmente em Contagem. Se constitui como uma ação contínua promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej) com o apoio do Big Shopping. As mostras são realizadas em galerias convencionais e em espaços de grande circulação de pessoas na cidade.

Homenagem a mulheres e crianças

A exposição de Nina de Souza-Lima reúne pinturas a óleo sobre tela e madeira sendo duas séries: Mulheres em que a autora traduz o sentimento de presença, e Esperança e Criança que traz o lúdico da imaginação, o brincar e o desenhar.

“O tema Mulheres me inspira e me desafia a valorizar e empoderar a mulher, num universo cada vez mais desumano, através de uma imagem que possa fazer o observador sentir-se bem ao contemplá-la”, afirma a artista.

Já na série Criança, “a intenção é mostrar a criatividade positiva das crianças, nas brincadeiras e no trabalho que lhes são impostos. As obras celebram tudo que elas sabem fazer melhor: brincar”, definiu a artista.

Nina de Souza-Lima é de Virginópolis, Minas Gerais e Reside em Belo Horizonte. Sua formação inicia-se nas aulas de desenho, na Universidade de San Diego CA/USA; fotografia, e História da Arte, Grossmont College, SD/CA/USA; pintura, escultura, gravura e desenho, na EBA/UFMG e Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, na Escola de Design/UEMG.

Obteve o 3º Prêmio “Rede Globo: Rio”. Entre exposições coletivas estão: 2ª Bienal das Artes SESC/DF; Museu Mineiro; Pequena Galeria do Teatro da Cidade; Casa de Cultura Clara Nunes; PIC Cidade/ BH; Centro Cultural Casa dos Contos/BH; Palácio das Artes/FCS/MG; Museu de Arte Moderna da Pampulha/PBH; Prefeitura Municipal de Sabará e 4º Salão Global de Inverno.

Universo Intrínseco

A mostra Universo intrínseco, de Rodrigo Eloi, reúne pinturas em técnica mista – acrílica e posca sobre painel canvas, com abstrações geométricas que tangenciam a Arte Ótica. As imagens são construídas a partir de linhas de força retas e curvas estabelecendo composições que instigam e provocam percepção ótica de quem observa.

Desenhista desde os 4 anos de idade, Rodrigo percorreu uma longa trajetória aperfeiçoando os traços e buscando sua identidade como artista. Durante toda a sua história pessoal parou de produzir num intervalo único de seis anos, onde um bloqueio criativo o levou a reflexões e aprofundamentos como artista e como ser.

Após este intervalo, deu um salto criativo de muita inovação e produção ainda mais intensa. Desde então não parou mais. Nesta nova fase nasceram criações em formato A4, com nanquim sobre papel canson, onde cada desenho minucioso levava dias para ser realizado.

Nina de Souza-Lima / Pinturas
Mulheres e Crianças: Presença e Esperança
Galeria do Centro Cultural de Contagem / de 4 a 27 de setembro de 2018
Rua Dr. Cassiano, 120, Centro, Contagem
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h

Rodrigo Eloi / Pinturas
Universo Intrínseco
Espaço das Artes do Big Shopping / 4 a 30 de setembro de 2018
Av. João César de Oliveira, 1275, Eldorado
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 11h às 21h

 

Cultura - 18/09/2018, 10:44:21 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Exposição Tudo a Ver

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação