Integrantes do Comadc participam de peça teatral interativa

A trama Túnel das Drogas retratou a vida de quem faz uso de álcool e outras drogas

Cultura - 28/08/2018, 16:55:51 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Integrantes do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc) acompanharam a apresentação do Teatro Interativo: Túnel das Drogas, que ocorreu na manhã desta terça-feira (28), no 18º Batalhão de Polícia Militar, localizado na região Sede. O intuito da participação foi o de conhecer, por meio da peça, a dura realidade de quem se envolve com o universo obscuro das drogas.

O Teatro Interativo: Túnel das Drogas é desenvolvido, exclusivamente, por militares que desempenham atividades preventivas. A exemplo: Patrulhamento Escolar, Proerd, Patrulha de Prevenção às Drogas e Transitolândia.

A trama envolvente, percorreu caminhos obscuros, perpassando pelo convite ao uso de álcool e outras drogas, tráfico, assalto para pagar as dívidas, o sofrimento da família, a cela, a crise de abstinência e doença mental, a morte física e a morte social.

O Coordenador da equipe de teatro, sargento Pierre, disse que a proposta por meio da arte é criar uma aproximação da vida real. “Nos oito ambientes os participantes puderam perceber como é a vida de um usuário de drogas e o que é ser vítima de um indivíduo que está sob efeito de drogas.  Ao final disso tudo, cada um faz a reflexão de tudo que está acontecendo no local tendo a percepção de que isso acontece na sociedade a todo instante. O alerta dos males que as drogas causam foi dado de maneira direta”, informou.

Para a presidente do Comadc, Soraya Romina, ver a peça teatral foi impactante. “Hoje viemos aqui conhecer o trabalho desenvolvido pelos militares e avaliar, em que medida, essa iniciativa importante pode ser potencializada no município. O trabalho no campo da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas é o mais assertivo e dá resultado. Ele pressupõe uma abordagem orientada e de base científica. Estamos empreendendo todos os nossos esforços, articulando com a Polícia Militar e os demais atores que atuam com a temática, na perspectiva de transformar Contagem em um território de prevenção às drogas. Esta é a orientação do prefeito Alex de Freitas e estamos seguindo fielmente”, relatou.

O Teatro Interativo: Túnel das Drogas será apresentado até sexta-feira (31 de agosto). Para mais informações acesse a página no Facebook: AQUI

Comadc

O Conselho de Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas (Comadc) é um órgão de controle social, ligado ao gabinete do prefeito, que pretende reunir um conjunto de estratégias e iniciativas no município, no campo da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Cultura - 28/08/2018, 16:55:51 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Teatro Interativo: Túnel das Drogas