Contagem ganha Centro de Referência de Coleta Seletiva

No espaço serão oferecidos para a comunidade e catadores de materiais recicláveis minicursos, palestras, oficinas de artesanato, entre outros

Meio Ambiente - 27/08/2018, 16:19:46 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

O Centro de Referência de Coleta Seletiva funciona na avenida Hum, 65, bairro Perobas

Contagem ganhou no último sábado (25), o Centro de Referência de Coleta Seletiva instalado no bairro Perobas, próximo ao Aterro Sanitário. O equipamento foi mais um presente para a cidade na comemoração dos seus 107 anos. A inauguração reuniu a comunidade numa manhã de lazer e serviços sociais oferecidos por instituições parceiras.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wagner Donato, o Centro de Referência além de englobar uma série de ações para fortalecer a coleta seletiva no município, também valoriza o relacionamento com a comunidade do entorno e contribui para promover a inclusão social dos catadores. “Estamos criando condições para que a vida útil do aterro sanitário seja ampliada e nossa meta é até o final do ano dobrar o recolhimento de materiais recicláveis. O Centro será nossa base de apoio, bem como dos catadores e da comunidade, para que isso seja possível”, afirmou.

O espaço onde o Centro de Referência de Coleta Seletiva foi instalado estava abandonado. Agora, em local estratégico, ao lado do Aterro Sanitário de Contagem, será utilizado, além da sede da Superintendência de Planejamento em Resíduo Sólidos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, como depósito de pneus. No espaço também serão oferecidos para a comunidade e catadores de materiais recicláveis minicursos, palestras, oficinas de artesanato, além da horta comunitária feita no local pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf).

“Pretendemos integrar o espaço com o aterro e o galpão de triagem, além de fortalecer a questão da visitação nestes equipamentos. Aqui também iremos oferecer os projetos Vida Saudável e o Segundo Tempo, em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Esporte, respectivamente. Com isso, a comunidade se sentirá mais envolvida, estará sempre por aqui usufruindo deste espaço e se envolvendo nas questões ambientais”, completou o superintendente de Planejamento de Resíduos Sólidos, João Batista.

Comunidade envolvida

A horta comunitária do Centro de Referência de Coleta Seletiva foi feita pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) a pedido dos moradores. Os interessados receberão o curso com duração de uma semana, ministrado pela técnica agrícola Rosângela Costa, para aprender a cultivar e a partir de então passarem a cuidar do local. Segundo a gerente do Cmauf, Maria José Mendes, órgão tem 10 anos fundação, portanto ficava fechado. “De janeiro para cá, a administração nos abriu as portas com a proposta de fazermos hortas comunitárias na cidade. Hoje, estamos em sede própria e fazemos cerca de oito hortas comunitárias por mês. Isso contribui para a promoção de uma alimentação saudável, com alimentos orgânicos e agroecológicos”, afirmou.

Moradora do Perobas há mais de 20 anos, Ester Pereira, comemorou a inauguração do equipamento. “Esse lugar estava abandonado, a mercê de vândalos. Agora, vamos aproveitar tudo que oferece. Ficamos muitos felizes”, disse.

Já a artesã e moradora do Petrolândia, Solange Timóteo, estava expondo seu trabalho no evento de inauguração. Ela conta que está na Economia Solidária há dois anos trabalhando com o crochê, e após fazer um curso sobre o manuseio com produtos recicláveis se especializou no artesanato a base do coco. “Pude criar o projeto do coco, pois ele é todo aproveitado e totalmente sustentável. Faço as peças de artesanato, além do doce e do sabão. Não desperdiço nada. E tudo pode me render uma margem de 300%. São iniciativas como estas que nos ajudam a criar e em seguida a executar nossas ideias para o nosso sustento”, disse.

Funcionamento

O Centro de Referência de Coleta Seletiva funciona na avenida Hum, 65, bairro Perobas. Horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Meio Ambiente - 27/08/2018, 16:19:46 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende
Tags:

Inauguração do Centro de Referência de Coleta Seletiva Reciclar Perobas

Notícias relacionadas