Número de cirurgias eletivas cresce até 60% no Complexo Hospitalar de Contagem

Com o acesso facilitado, diminui a quantidade de contagenses que se submetem a procedimentos cirúrgicos agendados em outros municípios

Saúde - 20/08/2018, 11:18:36 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser agendadas, sem o caráter de urgência e emergência

As cirurgias eletivas são procedimentos de média e alta complexidade, em todas as especialidades médicas, que podem ser agendadas, ou seja, sem caráter de urgência ou emergência. Desde o início da gestão, em janeiro de 2017, uma das diretrizes do prefeito Alex de Freitas é ampliar gradativamente esse tipo de cirurgia no Complexo Hospitalar de Contagem e hospitais conveniados.

E os números são expressivos. Nas ambulatoriais, em que o paciente é liberado imediatamente após a cirurgia, sem a necessidade de internação, como as de catarata e vasectomia, houve aumento de 60% em 2017 (21.242 procedimentos) em relação a 2015 (13.261). Nas eletivas em que os pacientes ficam internados o aumento foi de 36,6% em 2017 na comparação com 2016, passando de 1.758 para 2.402.

Contagem virou destaque nacional em cirurgias eletivas. Foi um dos poucos municípios brasileiros que em 2017 ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Com isso, recebeu da pasta federal o dobro de recursos para a promoção desses procedimentos.

A verba extra liberada para Contagem foi de cerca de R$ 1,8 milhão. Ela se somou aos investimentos próprios da Prefeitura de Contagem para a Saúde, destinados às cirurgias eletivas, que ultrapassou R$ 3 milhões.

Com o aumento do investimento, Contagem conseguiu ampliar as agendas de procedimentos em especialidades como mastologia, ginecologia, cirurgia geral, ortopedia e pediatria, reduzindo a fila de espera em mais de dois mil pacientes.

Na vizinhança

Outro importante dado é que desde 2017 a procura dos contagenses por outros municípios para se submeterem a cirurgias eletivas diminuiu. Foram feitas 656 cirurgias outras cidades, quase a metade em comparação com 2016 (1.138 procedimentos).

O cidadão de Contagem passou a ter o acesso facilitado às cirurgias, com poucos deslocamentos, o que dá mais conforto e facilita a vida e o apoio de familiares em momentos tão importantes e delicados.

Saúde - 20/08/2018, 11:18:36 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa