Cinco escolas de Contagem assinam termos de compromisso com o Instituto Arcor Brasil

A parceria visa desenvolver nos alunos e familiares hábitos alimentares mais saudáveis

Educação - 16/08/2018, 16:41:51 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

Diretores das escolas e representantes da Seduc participaram do encontro no hotel Actuall

Cinco escolas da rede municipal de ensino foram contempladas pelo Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável executado pelo Instituto Arcor Brasil. A proposta tem por objetivo apoiar iniciativas que tornem os ambientes escolares mais alegres e com alunos mais saudáveis, focando na alimentação e vida ativa. A assinatura dos termos de compromisso aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Hotel Actuall. A iniciativa é do Grupo Arcor em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O programa, que acontece pela primeira vez, recebeu inscrição de 48 projetos e desse total foram escolhidas 20 propostas. Além de Contagem, também participaram da seleção escolas públicas dos municípios paulistas Campinas, Rio das Pedras e de Bragança Paulista, e os pernambucanos Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Oficinas de elaboração de projetos foram promovidas previamente nos seis municípios e contou com a participação de 239 educadores.

No município de Contagem, receberão suporte técnico e financeiro, as seguintes escolas e projetos educativos: Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca: “Desvendando novos Hábitos”; Escola Municipal Professora Lígia Magalhães: “Hábitos Saudáveis para uma Vida Ativa”; Escola Municipal Dona Cordelina Silveira Mattos: “Saudável Mundo Novo: recriando hábitos”; Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva: “Brincar e Comer: uma mistura saudável”; e Escola Municipal Professor Hilton Rocha: “Saúde e Alimentação – Atitude e ação”.

Para a secretária de Educação, Sueli Baliza, os benefícios virão de maneira coletiva. “Os maiores beneficiados serão os estudantes, escolas e as comunidades onde elas estão inseridas. É necessário falar da boa alimentação para as crianças e principalmente para os pais. A escola não existe somente dentro de seus muros, isso significa que a relação entre escola e o ambiente no entorno precisa ser mais estreita. Queremos que nossas crianças desenvolvam bons hábitos alimentares e cresçam saudáveis. Essa parceria entre a empresa, instituto que é uma organização do terceiro setor, e o poder público será um grande sucesso”, relatou.

Segundo a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, responsável pelo investimento social do Grupo Arcor do Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, investir na educação é sempre uma medida importante. “Esse programa é novo, portanto é a primeira edição na cidade de Contagem, embora a empresa já atue no município desde 2006, fomentando outros projetos nas escolas. O que nos faz desenvolver estas ações é fato de acreditarmos nas pessoas, sobretudo nos educadores, e comunidades onde atuam. O instituto dá esse suporte apoiando no desenvolvimento de iniciativas transformadoras. A educação é um belo exemplo disso”, informou.

Além do Brasil, o Grupo Arcor, também implementou a proposta na Argentina e no Chile envolvendo crianças e seus famílias, organizações da sociedade civil, prefeituras entre outras instituições.

Educação - 16/08/2018, 16:41:51 - Repórter: - Foto: Elaine Castro