Cefort prepara e certifica profissionais para o mercado de trabalho

Até o momento já foram capacitadas mais de 800 pessoas em diversos cursos

Trabalho e Renda - 15/08/2018, 16:20:50 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro

Cerca de 80 alunos dos cursos de Costura Industrial e “Capacitar para Crescer” do Programa Jovem Aprendiz foram diplomados na noite desta terça-feira (14), no Centro de Formação do Trabalhador (Cefort), localizado no bairro Água Branca. A iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, em parceria com outras instituições, contribuiu para a formação profissional de mais de 800 pessoas. A expetativa é a de esse número aumente até o final do ano.

Para Ana Paula Cruz de Queiroz, mãe do estudante Pablo de 17 anos, que foi aluno orientado no Programa Jovem Aprendiz, o curso de preparação para o primeiro emprego será essencial na vida do filho. “Muitos jovens assim como meu filho chegam nos cursos sem base nenhuma. Esta formação oferecerá condições para que eles cresçam como pessoas e como profissionais também, além de tirá-los do ócio. Eu acredito que a iniciativa é válida e os ajudará a encarar o mercado de trabalho com mais profissionalismo”, relatou.

Aos 47 anos, a professora e agora costureira profissional Maria Paixão, disse estar iniciando uma nova fase na vida. “Olha para mim não foi o final. Foi apenas o começo. Eu já gostava de costurar, mas não tinha técnica. Com esse curso aprendi e estou apta a costurar profissionalmente. No momento que vejo alguém vestindo uma roupa que eu fiz é gratificante. Agradeço imensamente a todos que me proporcionaram esta oportunidade”, informou.

De acordo com o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro, a satisfação das pessoas ao final do curso e o engajamento delas no mercado de trabalho é uma meta a ser alcançada. “É muito gratificante fazer a entrega dos certificados aqui hoje, visto que o apelo do governo federal e estadual, é o de fomentar as vagas de emprego e o mercado de trabalho. É uma missão dada pelo prefeito Alex de Freitas capacitar um maior número de jovens possíveis, além de oferecer condições para os que querem mudar de ramo ou que deseja se qualificar em outras áreas. Isso é fruto de muito trabalho e parceiras, pois, ninguém faz nada sozinho e muito está por vir”, enfatizou.

Os cursos ministrados ofertados no Cefort são: Costura Industrial, Instalador e Reparador de Redes de Computador, Editor de Maquetes Eletrônicas, Editor de Projeto Visual Gráfico, Desenhista de Produtos Gráficos, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Barbeiro, Cuidador de Idosos, Esteticista de Animais Domésticos, Fotografia, Maquiador e Programador de Sistemas, Programador Web, Garçom, Inglês Básico e Gestor de Condomínio, entre outros. A carga horário dos cursos fica entre 180 a 200 horas/aulas. Para informações sobre cursos e inscrições ligue 3912-2653 e 3393-4152.

Participam desta iniciativa a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Centro de Formação do Trabalhador (Cefort), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Marum Patrus (Imap) e Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

Trabalho e Renda - 15/08/2018, 16:20:50 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro
Tags:

Cefort prepara jovens para o mercado de trabalho

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação