Reunião do conselho da Pessoa com Deficiência traz novidades

Durante o encontro duas instituições apresentaram projetos voltados para pessoas com deficiência

Direitos Humanos - 10/08/2018, 16:48:43 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes

A reunião ordinária serviu para debater temas pertinentes a questão

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo o fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas, reuniu-se na quarta-feira (8). A reunião ordinária ocorreu na UNA Contagem e serviu para debater temas pertinentes a questão.

A UNA Contagem e o Instituto Nacional de Educação Tecnológica Heiler Alves da Rocha (INET-HAR) deram duas grandes notícias para a população com deficiência. A faculdade está estudando um projeto voltado ao esporte para as pessoas com deficiência do município. A expectativa é que em breve mais detalhes sejam anunciados.

Já representantes da INET-HAR apresentaram o Programa Acesso, que tem parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Comissão de Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação, a CIGO. O Programa tem como intuito promover a inserção no mundo do trabalho e emprego da pessoa com deficiência, ações como aumento de escolaridade, qualificação profissional, reabilitação, apoio profissional, apoio logístico, jurídico e administrativo.

De acordo com Sônia Modesto, assistente social do INET-HAR, é de extrema importância visitas da instituição aos conselhos. “Estamos iniciando esse trabalho e já pensamos logo em conhecer os conselhos da Pessoa com Deficiência, porque é nos conselhos que as coisas começam a acontecer. É onde pensamos na política pública e conhecemos entidades de trabalho”, disse.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, também esteve presente e destacou o trabalho. “Uma das prioridades do prefeito Alex de Freitas é proporcionar melhor qualidade de vida e com mais oportunidades às pessoas com deficiência. Por isso, estamos sempre buscando novos parceiros para melhor atendê-los”, enfatizou Marcelo.

Para mais informações do INET-HAR:
www.inet-hat.org.br

Direitos Humanos - 10/08/2018, 16:48:43 - Repórter: - Foto: Raquel Lopes