Prefeitura reabre rua Hum e executa obras de pavimentação

A intervenção era um desejo antigo dos moradores, que estavam ilhados e à mercê da marginalidade

Obras e Serviços Urbanos - 09/08/2018, 16:32:34 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

A demolição e a pavimentação total da rua Hum fazem parte de um amplo pacote de obras que está em curso na região

Depois de quase 15 anos, os moradores da rua Hum, no bairro Nossa Senhora do Carmo, na Regional Sede, puderam comemorar a reabertura da via. Isso só foi possível graças à demolição de uma moradia irregular que, por anos, obstruiu uma das entradas da via, deixando parte de seus moradores ilhados.

Com a demolição foi possível ligá-la, novamente, à rua Formosa e promover melhorias estruturais, como complementar o asfalto e instalar meio-fio, facilitando a passagem de pedestres e veículos. E para retornar com a sensação de segurança, em breve, serão instaladas lâmpadas de Led nos postes públicos da rua e do entorno.

A demolição e o embargo da construção eram reivindicações antigas dos moradores da rua Hum, que somente puderam ser executadas após decisão judicial favorável ao Município de Contagem. Na sentença ficou comprovado que o imóvel foi construído de forma totalmente irregular, sem licença, sem aprovação prévia da prefeitura e em terreno público.

De acordo com o administrador Regional Sede, Welerson Moraes,  as intervenções foram executadas porque houve um esforço conjunto da Procuradoria Municipal, da Regional e dos moradores. Antes da decisão judicial que determinou a demolição, essas melhorias eram inviáveis de serem feitas. “Portanto, além de pôr fim a uma injustiça que perdurou anos, a demolição contribuiu para reorganizar o espaço urbano”, ressaltou Moraes.

Uma das moradoras que lutou para que esse dia, enfim, chegasse foi a dona de casa, Maria Aparecida Justino. Ela mora na rua Hum há mais de 30 anos e pleiteou por anos o embargo da obra. “Quando acordei com o barulho do trator, foi uma felicidade só”, contou Justino.

Segundo ela, a casa irregular começou a ser construída em 2003. “Desde então iniciamos uma luta para evitar a obstrução da rua. No entanto, os anos se passaram e a nossa rua acabou sendo transformada em beco. Ficamos ilhados e à mercê de marginais e usuários de drogas. Já estávamos descrentes até que neste governo, o prefeito Alex de Freitas e o administrador da Sede, Welerson Moraes, resolveram nos ouvir e nos ajudar”, relatou.

Para a dona de casa, os moradores da rua Hum serão eternamente gratos à atual gestão. “Agradeço o esforço feito pela prefeitura para resolver a questão. Espero que outros moradores, em outras regiões, possam ser contemplados e ouvidos pelo poder público assim como nós fomos”.

O eletricista e morador da rua Hum, Miguel Braga, estava igualmente contente, pois acredita que as intervenções irão valorizar os imóveis e espantar a criminalidade. “Esperamos há muito tempo por isso. Acredito que daqui para frente o vandalismo irá diminuir e o acesso de veículos, de ambulâncias, polícia e serviços básicos será mais fácil”, destacou.

A demolição e a pavimentação total da rua Hum fazem parte de um amplo pacote de obras que está em curso na região e que abrange inclusive a recuperação da rua Formosa, na Vila Panamá.  Orçado em R$ 425.127,62, os investimentos possibilitaram a reconstrução da rua Formosa e a execução de um novo sistema de drenagem para evitar erosões, além de melhorias no entorno como foi o caso da rua Hum.

Obras e Serviços Urbanos - 09/08/2018, 16:32:34 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira