Inspetores em Vigilância Sanitária participam de capacitação

Treinamento visa habilitar os servidores de acordo com resolução da Anvisa

Saúde - 09/08/2018, 16:02:14 - Foto: Fábio Silva

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove entre os dias 8 e 10 de agosto, capacitação para os inspetores em Vigilância Sanitária de baixa complexidade. O treinamento visa habilitar os inspetores de acordo com a normativa RDC (Resolução da Diretoria Colegiada)153/17 da Anvisa.

O assessor técnico em Vigilância Sanitária, Alcino Araújo, diz que é muito importante que os profissionais sejam capacitados permanentemente, para que possam atender as exigências da Anvisa, bem como fiscalizar e fazer cumprir essa normativa nos estabelecimentos visitados.

Fátima Diniz Ferreira, inspetora e palestrante do dia, explica que é importante que os profissionais estejam com essas informações bem estruturadas. “A padronização dessa nova resolução, definindo o graus de risco sanitário, facilita a comunicação e ação entre os inspetores e donos de estabelecimentos”, conclui.

Os participantes serão certificados

Inspetora em vigilância sanitária na CeasaMinas Mara Telma da Silva diz que o grande desafio é fazer uma abordagem educativa com os donos de estabelecimentos, pois existe uma resistência e falta de informação do real trabalho dos inspetores. Para ela, essa abordagem educativa poderia nivelar e trazer uma visão nova ao trabalho dos inspetores, explica.

A capacitação ainda contará com abordagens de temas como, consultórios sem procedimentos invasivos e serviços de acolhimento, encerrando a agenda da semana e certificando todos os inspetores participantes.

Reportagem Jaiderson Henrique (Sob supervisão de Lucas Santos)

Saúde - 09/08/2018, 16:02:14 - Foto: Fábio Silva

Desenvolvedor: Maxwell Pereira