Selo de Integridade será lançado na próxima terça-feira (14)

Selo busca valorizar e divulgar empresas que atuam dentro dos princípios da ética como a responsabilidade social e ambiental

Controladoria - 08/08/2018, 15:55:10 - Repórter: - Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar uma cultura de integridade, prevenir a corrupção e promover a ética nas relações com as empresas privadas, a Prefeitura de Contagem, por meio da sua Controladoria-Geral do Município, lança na próxima terça-feira, 14 de agosto, o Selo de Integridade de Contagem. O evento será no auditório do Centro das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Ciemg) e conta com a parceria da OAB/Contagem; Ciemg/Fiemg; CDL Contagem; Nova Faculdade; Sebrae; Acic e Proiso.

As inscrições para a participação no evento de lançamento do Selo de Integridade de Contagem estão disponíveis, clique aqui para fazer a sua.

Após o lançamento do Selo de Integridade, as empresas interessadas poderão se inscrever para pleiteá-lo e participar do processo de avaliação por meio de um questionário de integridade, que estará disponível em plataforma online no período de 15/8 a 19/10.

O Selo de Integridade de Contagem será concedido, às empresas aprovadas na avaliação, no dia 11 de dezembro deste ano, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro.

Selo é inédito

Inédita em nível municipal, em todo o país, a concessão do Selo de Integridade de Contagem às empresas tem inspiração no projeto empresa Pró Ética do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), sendo que a Controladoria-Geral de Contagem desenvolveu uma metodologia e requisitos próprios, voltados para a realidade municipal, inclusive para micro e pequenas empresas.

O selo faz parte do II Compliance, um programa de integridade iniciado pela prefeitura em 2017. O objetivo geral do Compliance é fortalecer e monitorar empresas no cumprimento da legislação, em especial na Lei 12.846/14, também chamada de Lei da Empresa Limpa, garantindo a transparência e a boa reputação no mercado.

Segundo o controlador-geral do Município, Weber Dias Oliveira, o Selo de Integridade de Contagem servirá para valorizar e divulgar o nome das empresas que adotam medidas de integridade como: possuir canais de comunicação e recebimento de denúncias; seguir um código de ética e de conduta; praticar ações de responsabilidade social e/ou ambiental, entre outras. Além de servir para reduzir eventuais multas aplicadas nos termos legais.

Programa do evento de lançamento do Selo de Integridade:

Data: 14/08/18 (terça-feira)
Local: Auditório do Centro das Indústrias da Cidade Industrial de Minas Gerais (Cici/FiemgMG)
Endereço: Avenida Babita Camargos, 766, Cidade Industrial, Contagem, MG

8h30 – Credenciamento/ Café de boas vindas
9h20 – Abertura – Pequenas atitudes que geram grandes mudanças (Weber Dias Controlador-geral da Prefeitura de Contagem)
9h30 – Assinatura do Decreto que institui o Selo de Integridade (Prefeito de Contagem, Alex de Freitas)
9h40 – Palestra – A experiência de Implantação de um Programa de Compliance (Vivian Andrade- Unimed BH)
10h40 – Palestra – O Compliance e suas vantagens no mercado (João Paulo de Lima – Fiat Automóveis)
11h30 – Como obter o Selo de Integridade (Controladoria)
11h45 – Apoio e suporte às empresas (SEBRAE)
12h10 – Encerramento

Controladoria - 08/08/2018, 15:55:10 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira