Dia de confraternização para moradores em situação de rua no Centro Pop

Foi uma oportunidade de interação cultural e social para estas pessoas que tanto necessitam de oportunidades de convivência comunitária

Desenvolvimento Social - 27/07/2018, 17:13:52 - Foto: Paulo Pereira

A manhã desta sexta-feira (27) foi especial para pessoas em situação de rua que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Vários deles se reuniram para confraternizar em mais uma edição do Arraiá do Pop. Quem esteve presente pôde dançar muito forró, degustar deliciosas comidas típicas, como canjica, caldos, cachorro-quente, doces e pipoca.

“É uma chance que eles têm para estarem conversando e interagindo. Um momento de reinserção comunitária também, uma vez que possuem dificuldades de retornarem para as famílias”, explica Poliana dos Santos, coordenadora do Equipamento.
Fabrício da Silva Estevão, um dos frequentadores do centro, também defende a importância da promoção do “arraiá”. “Na situação de rua não temos um momento comemorativo, como a festa junina. Aqui temos um divertimento. Algo que não encontramos na rua. Nela só temos coisas ruins, como cachaça e drogas”, contou Fabrício.

Fabrício também explicou que conseguiu deixar as ruas depois de 10 anos. “Agora consegui um quartinho para morar. Em breve também vou começar a trabalhar de segurança em uma empresa”, disse. Por fim, o jovem também explicou que o espaço contribuiu para a sua reinserção na sociedade. “Enquanto não tinha onde ficar foi o Centro que me acolheu. O que colaborou para eu deixar essa condição”, concluiu.

Atendimento

Em média, 50 pessoas em situação de rua são atendidas diariamente no Centro Pop, equipamento público que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Local é referência para o convívio grupal e promoção da inserção social, colaborando para o desenvolvimento de relações de solidariedade e afetividade destas pessoas que tanto sofrem nas ruas.

“É um equipamento importantíssimo para a cidade. Não temos medido esforços para atender estas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Vamos continuar buscando meios para que políticas públicas, como essa, continuem sendo implementadas no município”, garantiu a secretária de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira.

 

Repórter: Edivaldo Miranda

Desenvolvimento Social - 27/07/2018, 17:13:52 - Foto: Paulo Pereira
Tags:

Arraiá do Centro Pop

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação