Ação de recuperação e proteção de nascentes no Ecoponto Vila Carajás

Equipe da fiscalização ambiental foi ao local e determinou ações que serão tomadas para a proteção dos recursos hídricos

Meio Ambiente - 23/07/2018, 17:10:13 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Em mais uma ação do Projeto Contagem das Nascentes, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), esteve no Bairro Nacional, no Ecoponto Vila Carajás, para uma operação de recuperação de nascentes identificadas no local. O ecoponto é um local de recebimento de material inerte descartado pela população que, em seguida, é recolhido pela prefeitura e depositado em local adequado.

No local está sendo construído um campo de futebol para uso da comunidade, o mesmo estava fora das especificações técnicas, como explica o superintendente de Controle Ambiental da Semad, Eric Machado. “No projeto original o campo de futebol estava muito próximo das nascentes. Então, modificamos o projeto para que o campo fique em uma distância aceitável, neste caso distante trinta metros de cada nascente. Também estamos recuperando as nascentes e colocando uma infraestrutura que possibilite a comunidade aproveitá-las”, informou.

Foram identificadas três nascentes no local, que foram cadastradas. A próxima ação será a de recuperação das nascentes, dando visibilidade paisagística, função ambiental de manutenção do corpo hídrico e uma função socioambiental, no sentido de que a comunidade possa frequentar, visualizar e entender a importância da preservação.

A preservação do local após a intervenção ficará a cargo do governo, mas também da comunidade. “Todo o aparato público será envolvido no sentido de fazer o monitoramento. Esse procedimento faz parte da metodologia do projeto Contagem das Nascentes: cadastrar, recuperar e fiscalizar. Como é uma área pública, a participação da comunidade é muito importante nesse processo”, completa Eric Machado.

Está sendo feito o cercamento para delimitação espacial da área de preservação ambiental (APP), reflorestamento com mata nativa, criação de trilhas e espaços de convivência. Um dos objetivos do trabalho é mostrar para a população que é possível recuperar uma nascente em área urbana. Também está programada uma ação de educação ambiental para demonstrar a importância da preservação e os cuidados que devem ser tomados com o local.

Meio Ambiente - 23/07/2018, 17:10:13 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Ação de recuperação e proteção de nascentes no Ecoponto Vila Carajás