Via Expressa terá trecho com requalificação paisagística

O objetivo é ter vazão para a água que vem da chuva, tirar pressão dos rios, melhorar a qualidade do ar e deixar a cidade mais bonita

Obras e Serviços Urbanos - 13/07/2018, 15:07:54 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Foto: Paulo Pereira

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, desenvolveu um projeto de requalificação paisagística em um trecho do canteiro central da Via Expressa. O objetivo é ter vazão para a água que vem da chuva, tirar pressão dos rios, melhorar a qualidade do ar e deixar a cidade mais bonita.

Serão revitalizados cerca de 770 metros, com 6 metros de largura, concluídos ainda neste mês. O trecho é localizado na divisa de Contagem com Betim, entre os bairros São Luiz, Petrolândia e Tropical. O investimento é de R$ 240 mil. O projeto é feito por meio de uma compensação ambiental realizada pela empresa MRV Engenharia. A compensação ambiental um mecanismo que tem o intuito contrabalançar os impactos ambientais onde existe algum tipo de degradação ambiental por implantação de empreendimentos.

Neste trecho, estão sendo plantadas grama esmeralda, clorofito, camarás e 129 árvores de espécies variadas e com floração em épocas distintas, para que durante quase todo ano exista cor e beleza na cidade. O engenheiro agrônomo, Renato Mafra, explica que a espécies escolhidas demandam baixo custo de manutenção, “ainda dentro do orçamento citado, está prevista a manutenção dos canteiros por 6 meses, incluindo adubação, despraguejamento e irrigações semanais”. O engenheiro alerta também que a colaboração do cidadão é fundamental. “Não é possível manter nenhuma benfeitoria na cidade sem o apoio popular. Pedimos que as pessoas atravessem nas faixas, evitem pisar na grama, não joguem lixo no canteiro e que ajudem na fiscalização, conscientizando a todos sobre os danos que podem ser causados. São medidas simples que contribuem para manter o serviço prestado e melhoram a qualidade de vida”, orienta.

A proposta prevê também dois pontos de travessia concretados e delimitados por peças de eucalipto, conectando as faixas de pedestre existentes em frente aos semáforos. Renato Mafra, informa ainda que já existem projetos para continuação do canteiro citado e de outros pontos da Via Expressa, e que a prefeitura está em busca de parcerias para que essas obras sejam executadas.

Obras e Serviços Urbanos - 13/07/2018, 15:07:54 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Via Expressa Requalificação Paisagística

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira