Guarda Civil promove Projeto de Segurança Comunitária na cidade

Defesa Social - 13/07/2018, 14:58:20 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

Foto: Elaine Castro

A Guarda Civil de Contagem (GCC) recebeu reforço de 54 novos Guardas Civis formados neste mês. Os novos agentes estão sendo integrados ao projeto “Rede Comunitária de Segurança”. O objetivo é aproximar os guardas civis e os órgãos de segurança da população em prol do aumento efetivo das ações preventivas na cidade.

O serviço de patrulhamento a pé é uma das modalidades do projeto, e de acordo com o comandante da Guarda, Levi Sampaio, essa categoria de policiamento é essencial.  “O patrulhamento a pé, conhecido popularmente como “Cosme e Damião”, é feito em dupla e é recomendado em locais com grande movimentação de pessoas, a atuação preventiva mais próxima da população e dos comerciantes ajudam a identificar os problemas de cada região e buscar soluções mais eficientes”, destaca.

O patrulhamento feito pela Guarda Civil (a pé ou em viaturas) será diário em todas as regionais. O subcomandante, João Bosco Bicalho, informou que os comerciantes também estão inseridos no projeto. “A proposta é promover uma consultoria de segurança oferecida pela Guarda Civil, avaliar a segurança do local e a rotina de cada estabelecimento para coibir ações criminosas”.

Para comerciante, Clarisse Rodrigues, a presença da guarda pode diminuir o número de furtos na cidade. “Já presenciei várias vezes furtos nas lojas e aos cidadãos que andam por Contagem, acredito que com o patrulhamento a nossa sensação de segurança vai aumentar e os meliantes terão mais receio em cometer crimes”, constata.

Defesa Social - 13/07/2018, 14:58:20 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

Rede Comunitária de Segurança