Observatório Socioeconômico de Contagem é lançado

Ferramenta disponibiliza indicadores e informações sobre a cidade

Desenvolvimento Econômico - 06/07/2018, 11:00:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Contagem é o primeiro município mineiro a ter um Observatório Socioeconômico. A partir de agora, acessando contagem.mg.gov.br/observatorio qualquer cidadão terá os indicadores nas áreas da educação, saúde, segurança, renda, mercado de trabalho, entre outros, em um só lugar. A importante ferramenta para pesquisa e consulta foi lançada nesta quarta-feira (4), na UNA Contagem. O portal é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon). Na ocasião foi assinado um termo de parceria entre a  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e  Câmara dos Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL/Contagem), Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Centro Universitário UNA.

O Observatório é um centro de conhecimento e difusão de informações socioeconômicas do município viabilizado pela Superintendência de Projetos e Informações Estratégicas. Essa iniciativa visa produzir e difundir a pesquisa junto à sociedade e auxiliar na formulação de políticas adequadas aos setores público e privado que poderão tomar decisões a partir de informações concretas, possibilitando dessa forma, a redução dos riscos envolvidos no processo de análise de investimentos.

Durante o lançamento, a economista Alessandra Angelini apresentou as vertentes do Observatório e explicou que o portal surgiu pela ausência de resposta de um sistema de informação integrado, que disponibilizasse as principais informações socioeconômicas de Contagem em um só local, permitindo monitorar a evolução, a competitividade e a dinâmica da economia do município. “Os dados são acessíveis e transparentes e atualizados de acordo com a periodicidade de cada setor. O Censo por exemplo, é realizado a cada dez anos, portanto a próxima atualização será em 2020.  Alguns dados são mais recentes, atuais e dinâmicos como o do mercado de trabalho. O comportamento de empregos formais no município mostra que Contagem emprega mão-de-obra predominantemente masculina e o único setor em que existem mais mulheres empregadas é na administração pública. A faixa etária aponta que o índice de empregabilidade é maior para as pessoas que têm entre 30 a 39 anos”, declarou.

Devido à complexidade de sua organização, os trabalhos do Observatório Socioeconômico se desenvolverão no curto, médio e longo prazo. A produção de estudos e análises irá se basear nas fontes de dados disponíveis dos institutos oficiais de pesquisa dos governos municipal, estadual e federal.

Para o subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adimilson Moura, esta é uma das ações da Sedecon em que a equipe trabalhou, pesquisou e se dedicou arduamente para que fosse disponibilizada para a população. “Hoje temos o nosso Observatório materializado. Ele traz um conjunto de informações oficiais do município de Contagem. A cidade carecia de um ambiente oficial como este. Qualquer empresário da cidade ou estudante que quisesse ter informações oficiais, precisaria buscá-las em diversos sites separados. No portal, a equipe condensou todas as informações no Observatório. Em ambientes acadêmicos será uma ferramenta muito utilizada e estamos abertos para sugestões e melhoria contínua na divulgação de informações”, finalizou.

A diretora da Faculdade UNA Contagem, Tatiane Puiati, elogiou o trabalho da Sedecon e destacou a importância do portal para o meio acadêmico. “O Observatório será uma importante ferramenta de pesquisa para alunos e professores. Vamos incentivar para que seja bastante acessado e que possamos contribuir como parceiros com informações e levantamentos que sejam de interesse da população. Contem com a UNA para este programa”, disse.

O lançamento do portal ocorreu durante a Expo UNA, evento no qual foram apresentados mais de 2.500 projetos interdisciplinares, em todas as unidades da instituição, de diversas áreas do conhecimento, sendo uma oportunidade para gerar negócios e estreitar a relação do meio acadêmico com o mundo do trabalho. O corpo docente da instituição avalia as apresentações e premia os melhores dos cursos no semestre.

Acesse contagem.mg.gov.br/observatorio e conheça a nova ferramenta de consulta.

Desenvolvimento Econômico - 06/07/2018, 11:00:28 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Inauguração do Observatório Socioeconômico – ExpoUna

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação