Beneficiários do BPC devem se cadastrar até novembro de 2018

Confira, na matéria, os endereços dos locais onde estão sendo feitos os cadastros. Mantenha o benefício. Evite o cancelamento

Direitos Humanos - 28/06/2018, 14:26:47 - Repórter:

Idosos e pessoas com deficiência, moradores de Contagem, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam se cadastrar no CadÚnico do Governo Federal até novembro de 2018.

Para realizar o cadastro, basta dirigir-se a um dos endereços abaixos, portando os seguintes documentos:  carteira de identidade, título de eleitor e CPF do responsável legal e de todos os moradores maiores de 18 anos (documentos originais); carteira de Trabalho original do responsável e de todos os moradores da casa que possuem esse documento; certidão de nascimento original das crianças e adolescentes até 17 anos; último contracheque de todos os moradores maiores de 18 anos que trabalham; comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone recentes); e declaração escolar recente de todas as crianças e adolescentes.

O não comparecimento a um dos locais acarretará no cancelamento do auxílio a partir de janeiro de 2019. O cadastro é uma determinação do Governo Federal, amparada por lei. Por isso, é importante que as pessoas beneficiárias não percam o prazo e realizem o cadastro para que o benefício seja mantido e depositado regularmente. Atualmente, quase 4 mil beneficiários no município não constam no CadÚnico.

O BPC é um benefício individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de 01 (um) salário mínimo à pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

O BPC é uma das garantias do Sistema Único de Assistência Social  (SUAS) e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. Em Contagem, a concessão do auxílio é gerida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Endereços para cadastramento:

Central Bolsa Família: Rua Portugal,20 – B.Glória -Tel.3352-5367 / 3352-5418 Atendimento: 08:00 às 16:00.
Prefeitura Aqui (Central Bolsa Família – Shopping Contagem): avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Bairro Cabral / Estacionamento G3
Atendimento: 10h às 17h.

CRAS Industrial: Rua Marques do Paraná, 95 – Industrial – Tel.3333-1867 – Ligar para agendamento.
CRAS Sede:
Rua Natal Veronez, 1231 – Três Barras – Tel.3352-5361 – Ligar para agendamento.
CRAS Nova Contagem: Av. Retiro dos Imigrantes, 680 – Retiro – Tel.3913-1873 – Ligar para agendamento.
CRAS Petrolândia: Rua Madeirão,160 – Industrial São Luiz – Tel.: 3397-6381 – Ligar para agendamento.

Documentos para cadastramento:

• Documentos originais: Carteira de Identidade, Título de Eleitor e CPF do responsável legal e de todos os moradores maiores de 18 anos;
  • Carteira de Trabalho original do responsável e de todos os moradores da casa que possuem esse documento;
  • Certidão de Nascimento original das crianças e adolescentes até 17 anos;
  • Último contracheque de todos os moradores maiores de 18 anos que trabalham;
  • Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone recentes);
  • Declaração escolar recente de todas as crianças e adolescentes.

Direitos Humanos - 28/06/2018, 14:26:47 - Repórter: