Vem aí mais uma Capacitação sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Curso, gratuito, é voltado a comerciantes, supervisores e manipuladores de alimentos de Contagem

Saúde - 25/06/2018, 11:05:05 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove mais uma edição da Capacitação sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa).

O objetivo é o de capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem as boas práticas para reduzir riscos de problemas associados ao consumo de alimentos e promover as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

O curso, gratuito, acontecerá nos dias 17 e 18/7, das 8h às 12h, no auditório do SEST/SENAT. As inscrições já podem ser feitas no link . Serão ofertadas 100 vagas. A iniciativa é voltada a comerciantes, supervisores e manipuladores de alimentos de Contagem.

Assim como na primeira edição do curso, executada em maio deste ano,  que contou com a participação de aproximadamente 170 pessoas, serão debatidas ações e procedimentos relacionados à elaboração, formas de armazenamento e conservação dos alimentos e à legislação relativa ao ramo. Se feita no mercado, uma capacitação nos mesmos moldes chega a custar quase R$ 600,00.

O diretor da Vigilância Sanitária da SMS, Rodrigo Torres, afirma que a ideia é de que aconteçam capacitações mensais voltadas a empreendedores que necessitam de um alvará sanitário para os serviços de alimentação, tais como bares e padarias.

“Além de fiscalizar, a vigilância em saúde também promove ações de educação sanitária. Na primeira capacitação que fizemos, estávamos esperando mais ou menos 50 pessoas, mas cerca de 170 pessoas acabaram participando, porque existe um grande interesse por parte de trabalhadores e comerciantes em conseguir a certificação e em melhorar a qualidade dos alimentos ofertados. Queremos fazer uma capacitação a cada mês aos regulados. Com isso, a população em geral, que consome os alimentos, e trabalhadores e comerciantes, que os vendem, serão beneficiados”, explica o diretor.

Capacitação sobre boas práticas para serviços de alimentação
Data: 17 e 18/07/2018
Dia: terça e quarta-feira
Horário: 8h às 12h