Solenidade oficializa posse dos novos integrantes do Comsan

Novos conselheiros terão como missão assegurar o direito constitucional de cada pessoa à alimentação e à segurança alimentar e nutricional

Desenvolvimento Social - 22/06/2018, 16:00:42 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira

Nesta quinta-feira (21) foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Contagem (Comsan). Entre os objetivos que terão pela frente estão o de manter e aprimorar os equipamentos e serviços públicos destinados à Segurança Alimentar e Nutricional da população, especialmente, à parcela de maior vulnerabilidade social.

Contagem é, atualmente, uma das poucas cidades mineiras que possuem uma rede estruturada capaz de assegurar gratuitamente refeições e alimentos balanceados. Além de três restaurantes populares, o município possui duas cozinhas comunitárias, instaladas em regiões carentes; um Banco de Alimentos que recebe, armazena e redistribui alimentos; e um Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cemauf).

Para manter toda essa rede funcionando nada mais apropriado do que a participação da sociedade civil por meio dos conselhos, é o que garante o vice-prefeito Willian Barreiro. De acordo com ele, um governo não se faz só. “ Nós administramos principalmente com aqueles que acreditam em dias melhores, que creem na mudança através da luta e que acreditam em uma cidade participativa e humanizada. Portanto, eu quero agradecer os ex-conselheiros e desejar aos novos, sabedoria, fé e sucesso”, disse o vice-prefeito durante a solenidade de posse.

O Comsan foi criado em 2005, tendo caráter deliberativo, consultivo e de fiscalização. “Junto com ele também foi instituída a coordenadoria e uma série de políticas que fortaleceram a segurança alimentar em Contagem”, lembrou a representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Ana Luiza Afonso Guimarães, que estava presente ao evento.

Para a conselheira estadual, Contagem é uma cidade especial. “Temos aqui equipamentos importantes que fazem diferença no dia a dia da população, sobretudo, neste período de recessão por qual passa o país. São equipamentos que saciam a fome e evitam o desperdício. Tenho certeza que a nova gestão do Comsan terá muita garra e estará aberta ao diálogo, para juntos, construirmos, fortalecermos e consolidarmos as políticas de segurança alimentar”, ressaltou.

Também presente à solenidade, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, acrescentou que, além dos equipamentos, o município tem feito novas parcerias para garantir que as refeições e alimentos oferecidos sejam ainda mais nutritivos. “Adquirimos recentemente a sopa de legumes desidratada com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional das cestas básicas distribuídas às famílias atendidas nos Cras e Creas da cidade. Sendo assim, cada família receberá um ou dois pacotes mensais da sopa como forma de tornar as cestas mais saudáveis”, informou a secretária.

Ao final do ato, Luzia Ferreira parabenizou os novos integrantes e assegurou que o poder público e a sociedade caminharão juntos, buscando fortalecer cada vez mais a política de segurança alimentar do município.

Novos Membros do Comsan

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Contagem é um órgão colegiado, que possui caráter deliberativo no âmbito de sua competência, consultivo e de fiscalização. Tem como objetivo assegurar o Direito Constitucional de cada pessoa humana à alimentação e à segurança alimentar e nutricional.

O mandato dos novos conselheiros será de dois anos (biênio 2018/2020) a partir da data da posse, conforme determina o regimento interno. O Comsan será composto de no mínimo 18 conselheiros (as), sendo 12 representantes da sociedade civil organizada e seis do poder público.

CONSELHEIROS SOCIEDADE CIVIL ( POR SEGMENTOS)

SEGMENTO ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS:

Associação Comunitária Força Unida do Estaleiro- ACFUBE
REPRESENTANTE TITULAR: Rosemary Soares Mendes
REPRESENTANTE SUPLENTE: Vicente Xavier Mendes

Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis – ASMAC
REPRESENTANTE TITULAR: Maria Madalena Dutra
REPRESENTANTE SUPLENTE: Maria José de Souza

SEGMENTO INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS:

Associação de Diaconina Da Pessoa Idosa – ADPI – (DOM PAULO)
REPRESENTANTE TITULAR: Gleyson Anderson Ferreira
REPRESENTANTE SUPLENTE: Marcio Luciano de Paula

Comunidade Renovada Instrumento do Senhor
REPRESENTANTE TITULAR: Manoel Sávio Morais
REPRESENTANTE SUPLENTE: Maria de Lourdes Xavier Silva

Lar Maria Clara
REPRESENTANTE TITULAR: Rita Januária da Silva
REPRESENTANTE SUPLENTE: Valéria Jardim de Oliveira

Ação Social da Paróquia São Gonçalo – Projeto Pão Nosso
REPRESENTANTE TITULAR: Murillo César Becattini Pereira
REPRESENTANTE SUPLENTE: Marcelo Monteiro Gomes

SEGMENTO ASSOCIAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS:

Núcleo de Incentivo à Cidadania – NIC
REPRESENTANTE TITULAR: Deniza Pereira da Silva Araújo
REPRESENTANTE SUPLENTE: Marta Martins de Paula

Centro de Referência a Criança e ao Adolescente – CRESCER
REPRESENTANTE TITULAR: Patrícia Lemos de Oliveira
REPRESENTANTE SUPLENTE: Marcus Vinicius Aguiar de Oliveira

SEGMENTO EMPRESARIADO:

Rede Assistir LTDA
REPRESENTANTE TITULAR: Santa Rodrigues Alves Casaes
REPRESENTANTE SUPLENTE: Joana Elisa Vaz Oliveira

SEGMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL:

Centro Social e Educacional Pequeno Príncipe.
REPRESENTANTE TITULAR: José William da Silva
REPRESENTANTE SUPLENTE: Adriana Aparecida de Oliveira

SEGMENTO MOVIMENTO POPULAR ORGANIZADO:

Grupo de Estudos e Trabalho em Educação Comunitária – GETEC

REPRESENTANTE TITULAR: Thiago Carvalho Diniz
REPRESENTANTE SUPLENTE: Carlos Henrique de Oliveira

REPRESENTANTES DA CÂMARA MUNICIPAL
REPRESENTANTE TITULAR: Cláudio Santos Fontes (Capitão Fontes)
REPRESENTANTE SUPLENTE: Wellington da Silva Moraes

Desenvolvimento Social - 22/06/2018, 16:00:42 - Repórter: - Foto: Paulo Pereira