Amais promove direito da pessoa com autismo e amplia debates

Cerca de 70 pessoas foram até a sede da OAB Contagem

Direitos Humanos - 18/06/2018, 13:50:32 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Novos debates serão promovidos para levar mais informações aos pais que se sentirem ou estão sendo prejudicados no âmbito do direito constitucional

O ciclo de debates sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi levantado no último sábado (16), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), unidade Contagem. Mães, filhos e autoridades sobre o assunto palestraram por três horas sobre os direitos e deveres que as famílias devem ter.

Tudo começou no início da tarde, o Grupo de Apoio a Pais e Famílias de Autistas (Amais) solicitou a reunião no auditório que teve lotação máxima. Cerca de 70 pessoas levantaram dúvidas e sugestões durante a fala de cada palestrante. Temas como o direito à saúde, à educação estiveram em pauta. Para a dona de casa Alice Pereira, o debate serviu para levantar questões importantes para as mães que possuem filhos com autismo e lutar por uma sociedade mais justa no que tange ao assunto. “A palestra foi bem rica de informações. E todos os dias, para nós mães, que temos filhos com autismo, foi de extrema importância os assuntos aqui levantados. O que eu mais gostei foi a abordagem dos direitos que nossos filhos possuem dentro do âmbito dos planos de saúde, por exemplo”, destacou.

Além disso, o mestre em Direito, Francisco Roberto, abordou temáticas vividas por seu filho na escola em que ele estuda e falou também que o ciclo de debates deve continuar para que as mães saibam o que fazer dentro da esfera legal para agir sob qualquer situação em que a lei deve ser aplicada. “As explicações jurídicas foram levantadas para que os pais e filhos possam se resguardar por meio da lei. Queremos uma sociedade mais justa e que ninguém possa sair infeliz de um hospital, escola ou qualquer outro lugar quando estamos com os nossos filhos”, afirmou.

A Amais ficou de agendar uma nova data para continuar o debate e levar mais informação aos pais que se sentirem ou estão sendo prejudicados no âmbito do direito no que fere a Constituição Federal. 

Direitos Humanos - 18/06/2018, 13:50:32 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Ciclo de palestras sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira