Prefeitura promove audiência pública da implantação do complexo Maracanã

A licitação para a execução das obras está prevista para o mês de outubro

Obras e Serviços Urbanos - 12/06/2018, 16:58:18 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Foto: Cássio Matias

Foi promovida na tarde desta terça-feira (12), uma audiência pública sobre a implantação da macrodrenagem e melhoria do transporte público coletivo do Complexo Maracanã, no auditório da Prefeitura de Contagem. O empreendimento integra o programa Avançar Cidades feito em parceria com o governo federal.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, afirma que esta é a principal obra que a gestão vai entregar para os moradores da cidade e destacou algumas melhorias. “Inaugurar essa obra é proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Além de diminuir o tempo de viagem no transporte público, a região vai ter mais segurança e desenvolvimento econômico”, destaca.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Reinaldo Alves Costa Neto, anunciou que a licitação para a execução das obras está prevista para o mês de outubro deste ano e que o projeto já está na fase final.

O investimento estimado em R$ 302 milhões faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo o manejo de águas pluviais e a melhoria do transporte público coletivo, abrangendo obras de infraestrutura e de recuperação ambiental.

A obra consiste em 4,5 Km de pavimentação, faixas de estacionamento, ciclovia, calçadas, pontos de embarque e desembarque de passageiros, 1 viaduto na interseção com a Rodovia LMG-808, 7 pontes e 2 galerias para transposição dos cursos d’águas. Entre as melhorias, podemos destacar o tratamento de fundo de vale dos córregos Matadouro/Maracanã; macrodrenagem, drenagem e interceptadores de esgoto; reestruturação do sistema viário com implantação de avenida pavimentada; construção de obras de artes especiais – pontes e viadutos; implantação de parque ecológico e de obras de recuperação ambiental e adequação do sistema viário existente, das redes dos serviços público de água, esgoto, energia elétrica e telefonia.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, uma obra da grandeza da avenida Maracanã propicia melhorias para os moradores, motoristas e também representa uma nova opção viária, preservando o patrimônio histórico da Sede, que atualmente pelo alto volume de trânsito de veículos e de caminhões vem tendo prejuízos. Com a melhoria e desenvolvimento da região, conseguiremos reter empresários e também atrair novas empresas, utilizando mão de obra local. A intenção é que a cidade em constante avanço, se consolide como o município do desenvolvimento”, salienta.

O projeto inclui a abertura de corredores de trânsito e a reestruturação do sistema de transporte público. O córrego Maracanã e o ribeirão Betim serão canalizados, possibilitando a criação de um sistema viário com calçada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia.

 

 

Obras e Serviços Urbanos - 12/06/2018, 16:58:18 - Repórter: - Foto: Cássio Matias

Audiência pública – Avenida Maracanã

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira