Eleito o Conselho Municipal de Juventude de Contagem

A eleição foi marcada pelo processo democrático e protagonismo jovem

Esporte - 12/06/2018, 10:55:04 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Aconteceu na última sexta-feira (8), no auditório do Centro Universitário UNA, a eleição do Conselho Municipal de Juventude de Contagem, que foi marcada pela democracia e o protagonismo jovem. Onze instituições foram escolhidas para o pleito de dois anos consecutivos (2019/2020). A atuação do conselho terá o intuito de ajudar o poder executivo na construção de políticas públicas eficientes voltadas para os jovens de até 29 anos. Todo o processo foi conduzido pela Superintendência de Juventude.

As instituições eleitas para o Conselho Municipal de Juventude são: Café com Professor, Coletivo não Ficará em Branco, Coletivo Batalha da Jabu, Coletivo não me khalo, Ele Clama, Juventude Socialista Brasileira (JSB), Associação R.F. Novo Contagem Esporte Clube, Rede Sustentabilidade, União de Contagem N° 281 da Ordem Demolay, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Júnior-MG (Crea-Jr) e Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Todas irão contribuir para a elaboração de políticas públicas para a juventude.

 “Quando falamos de políticas públicas entramos em um assunto complexo porque o jovem precisa ser acompanhado com muito carinho e atenção. Trata-se de 25% da população brasileira e Contagem segue índices semelhantes. Com base nesses dados, o poder público precisa criar e executar propostas de atendimentos, no intuito de amparar esse público”, relatou o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Adriano Farias.

Segundo Farias, os jovens precisam ser representados de acordo com seus anseios. “A conversa tem que ser de jovem para jovem. O mundo muda constantemente, portanto é necessário sempre incentivar novas pessoas a participar, e não somente fomentar o mesmo grupo que fica brigando pelas mesmas coisas”, concluiu.

Para o superintende de políticas para a juventude, Rogério HenriqueContagem deu um grande salto. “É uma alegria viver esse momento. Após uma grande reformulação da história do conselho, estamos concretizando um grande sonho. Cada um de nós tem a sua parcela de contribuição no auxílio ao poder público para que a representação seja garantida. Estamos presenciando a construção de uma política recente no país, e Contagem vai melhora o futuro da juventude desta cidade”, informou.

Uma das diretoras da Associação R.F. Novo Contagem Esporte Clube, Aline Ferris, disse ser grata pelo resultado positivo da eleição. “Essa é a primeira vez que estamos participando e foi muito gratificante para todos nós. Vamos em busca das mudanças sociais e fazer valer o nosso papel quanto protagonistas, fomentando principalmente, o esporte como um todo”, relatou.

Centro de Referência da Juventude

Uma importante política pública para os jovens contagenses será a criação do Centro de Referência da Juventude, que irá oferecer serviços públicos de maneira intersetorial entre secretarias. A proposta será a de mostrar o melhor caminho para que os jovens saibam como obter um documento de identidade, carteira de trabalho, como fazer inscrição para cursos e oficinas diversas, entre outras.

O secretário da CEJ, Adriano Farias, disse que é preciso facilitar a vida dos jovens cidadãos e o Centro de Referência da Juventude terá essa papel. “A ideia é a de concentrar todos os serviços em um mesmo espaço sem que o solicitante perca tempo ou acabe desistindo por causa da burocracia. Na nossa gestão buscamos ter bom relacionamento em todos os órgãos para que isso culmine numa política pública transversal tendo abordagens adequadas”, enfatizou.

Esporte - 12/06/2018, 10:55:04 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Eleição do Conselho Municipal da Juventude

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira