Contagem promove Semana de enfrentamento e prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas

As ações vão acontecer entre os dias 19 e 25 de junho em vários pontos da cidade

Gabinete do Prefeito - 11/06/2018, 17:04:37 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (Comadc), vai realizar atividades de sensibilização e mobilização durante a semana de enfrentamento e prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas. As ações vão acontecer entre os dias 19 e 26 de junho em vários pontos da cidade, com destaque especial nos restaurantes populares e na feira de artesanato do bairro Eldorado, o tema deste ano é “A vida é sua melhor viagem”.

O objetivo é construir uma sinergia na cidade que permita transformar Contagem em um território de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas. O encerramento das atividades vai acontecer no dia 26, das 9h às 12h, na Praça Iria Diniz, no Bairro Eldorado, por meio de um ato público.

A presidente do Comadc, Soraya Romina, explica que a prevenção é a estratégia mais assertiva e mais barata para sensibilizar os jovens e estimular as escolhas responsáveis e saudáveis. “Um trabalho sistemático no campo da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas possibilita o desenvolvimento seguro e saudável de crianças, adolescentes e jovens, auxiliando na descoberta do talento e do potencial de cada jovem. Isso contribui significativamente com a participação positiva nas atividades familiares, escolares e comunitárias”, ressalta.

Pesquisa

O uso/abuso e a dependência de álcool e outras drogas são problemas graves na sociedade atual e atingem todos os países. Em 2014, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) realizaram o 5º Levantamento Nacional sobre o uso de Drogas Psicotrópicas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em todo o Brasil. Foram entrevistados 48.155 estudantes, com idade entre 13 e 15 anos e revelou dados preocupantes.

De acordo com a pesquisa, 65% dos estudantes afirmaram ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida e cerca de 12% dos estudantes afirmaram fazer uso frequente de bebidas. Além do álcool, o uso/abuso de outras drogas também ocorre em idade precoce.

Média de idade quanto ao primeiro uso de drogas no Brasil:

 

DrogasFaixa Etária
Álcool12,5
Tabaco12,8
Solvente13,1
Maconha13,9
Anfetamínicos13,4
Ansiolíticos13,5
Cocaína14,4

 

Os dados revelados apontam uma realidade alarmante e reforçam a necessidade de fortalecimento das estratégias de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas, especialmente junto aos adolescentes e jovens.

 

Gabinete do Prefeito - 11/06/2018, 17:04:37 - Repórter:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira