Trilha Suspensa é inaugurada no Parque Ecológico do Eldorado

Meio Ambiente - 08/06/2018, 14:58:03 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Continuando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, inaugurou na quarta-feira (6), a trilha suspensa do Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, popularmente conhecido como Parque Ecológico do Eldorado.

O parque foi construído por demanda popular e inaugurado no ano de 2004, como conta a presidente da ONG Conviverde e ambientalista Cecília Silva. “Essa trilha é um desejo nosso de muito tempo. Conseguimos passar um projeto de execução no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Contagem – Comac. Uma vez aprovado, fomos atrás de recursos e foi aí que a Semad foi fundamental para que realizássemos esse sonho”, disse.

A história é confirmada pelo Secretário de Meio Ambiente, Professor Wagner Donato. “Quando a gente une forças, as coisas acontecem. Desde a primeira reunião do Comac presidida por mim, ainda em 2017, estamos empenhados nesse projeto. Buscamos parcerias e conseguimos construir essa trilha com recursos advindos de compensação ambiental de empresas. Essa trilha suspensa é apenas o início das coisas boas que vamos fazer por esse parque. Vamos transformar esse parque em uma referência na região metropolitana”, explicou.

O vice-Prefeito de Contagem, William Barreiro, saudou a execução do projeto e exaltou o trabalho conjunto. “Hoje é um dia muito gratificante para nós, gestores, e para esse grupo de pessoas que acreditou em um dia melhor. Nós, gestores, não estamos fazendo um favor. É nossa obrigação e nosso dever dar uma qualidade de vida melhor e, principalmente, mais humanizada para cada cidadão”, declarou.

Construída em eucalipto e roxinho, que são madeiras resistentes às intempéries, a trilha circunda o parque passa sobre áreas de preservação e nascentes, proporcionando um passeio contemplativo e não agressivo ao meio ambiente. Antes dela, as pessoas faziam suas caminhadas por sobre a vegetação e acabavam pisoteando as nascentes que corriam risco de extinção.

O Parque Ecológico do Eldorado abriga diversas nascentes e é um dos mais frequentados da cidade, recebendo cerca de 400 pessoas nos finais de semana e 250 pessoas durante uma semana normal. Em épocas especiais, como a semana da criança, o parque chega a receber cerca de dois mil visitantes. O parque está aberto à visitação diariamente das 8 às 17 horas, exceto às segundas.

Meio Ambiente - 08/06/2018, 14:58:03 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Inauguração da Trilha Suspensa do Parque Ecológico Eldorado

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação