Projeto Tudoaver apresenta exposição coletiva com o tema Água

A exposição “Forma da Água” retrata o senso crítico dos artistas que fazem um apelo pela preservação da água

Cultura - 06/06/2018, 15:40:06 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Na semana do meio ambiente, o projeto Tudoaver apresentou a exposição denominada “Forma da Água”, na noite dessa terça-feira (5). A temática explorada pelos artistas, em diferentes interpretações, teve o intuito de chamar atenção do público quanto à preservação e ao cuidado desse bem tão precioso chamado de água. A exposição coletiva aconteceu na galeria do Centro Cultural de Contagem, localizado na rua Doutor Cassiano, 120, Centro, onde permanecerá durante todo o mês.

O arte-educador, Alexandre Magno, idealizador da proposta falou sobre a escolha do tema e do dia do lançamento da exposição. “Sugeri o tema água porque tenho uma preocupação ambiental muito grande. Nós escolhemos o dia 5 de junho por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, estão expostos aqui vários trabalhos e visões de artistas retratando em pinturas e desenhos o senso crítico de preservação desse bem essencial para a vida. Procuramos também dar uma beleza plástica para a água, representada nas artes, de modo que ela seduza as pessoas aflorando o instinto de cuidar”, declarou.

Nas suas diferentes interpretações sobre o tema, os participantes mergulharam fundo na criatividade. O mar, rio, lago, uma piscina, poça, reflexo, gota, gelo, abstração, vapor, chuva ou uma metáfora pop ganharam formas e cores.

“Firmou-se fé no renascimento com a chegada das águas, fundamentaram paz entre as nações e radiam renovados o verde das matas. Peixes, aves e outros seres hão de perpetuar, prosperarão novamente ao que no solo dessa pátria repousar”. Esta foi a contextualização do artista Vander Lúcius ao falar da sua obra chamada: “A Seca Sobre Olhos da Pátria” (imagem ao lado).

Vander declarou ser autodidata em artes plásticas desde criança e há cerca de dezoito anos pinta profissionalmente. O artista interpretou em palavras a sua pintura. “O quadro A Seca Sobre Olhos da Pátria representa a situação da seca do Nordeste e a redução do nível da água nos reservatórios em várias localidades do país. Aqui também mostro representada pelas formas e cores, a bandeira do Brasil. Em outro aspecto é possível ver claramente a seca das matas e o olhar de clemência dos seres voltados para o céu na esperança das águas virem”, informou.

A mostra reuniu obras de quatorze artistas com pinturas e desenhos em diversas técnicas. Foram eles: Alexandre Magno, Atacir Costa, Cláudio Novaes, Duke, Fernando Perdigão, Ligia Morase, Luiz Armond, Marcel Diogo, Olister Barbosa, Rodrigo Roreli, Rone Lacerda, Vander Lúcius, Wallace Costa e Tellus.

Serviço:
Exposição coletiva: “Forma da Água”
Duração: de 05 a 30 de junho
Local: galeria do Centro Cultural de Contagem
Endereço: rua Doutor Cassiano, 120, centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Cultura - 06/06/2018, 15:40:06 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Exposição a Forma da Água

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação